Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

13 de agosto de 2015

Assembleias do OP são transmitidas ao vivo pela Internet

13/08/2015 14:15:28

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Empresa também é responsável pelos sistemas de credenciamento e apuração
Empresa também é responsável pelos sistemas de credenciamento e apuração
As Assembleias do Orçamento Participativo (OP) podem ser acompanhadas ao vivo por meio do link fornecido pela Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), disponível aqui. As plenárias iniciaram no dia 27 de julho e vão até o dia 29 deste mês, sendo seis temáticas e 17 regionais. A facilidade é um dos serviços fornecidos pela empresa, que também é responsável pelos sistemas de credenciamento e apuração, pelos pontos elétricos e de rede wi-fi, e oferece auxilio técnico de empregados em todas as reuniões.   
O sistema de apuração foi desenvolvido para o OP em 2003 e hoje é administrado pela divisão de Serviços e Componentes da Procempa. Ao final de cada plenária, o sistema apura quantas pessoas fizeram o credenciamento e o resultado das votações. “A informação é liberada na hora, com a garantia da informação real”, explica o analista de informação Alexandre Freitas, responsável pelas apurações. 
De acordo com o secretário Municipal de Governança Local (SMGL), Cezar Busatto, nestes 26 anos de OP a tecnologia veio trazer maior transparência na democracia participativa na cidade de Porto Alegre. “A página do OP na Internet é uma importante ferramenta de conexão do governo com as comunidades locais. Hoje vivemos em um casamento perfeito entre tecnologia e democracia”, disse.  
Infraestrutura - Nos locais em que as assembleias estão sendo realizadas, a Procempa atua com 12 pontos elétricos para ligação dos equipamentos, um ponto para conexão do rádio wi-fi para uso no credenciamento dos participantes das temáticas, um ponto para conexão do rádio wi-fi para acesso ao PORTOALEGRE_LIVRE e um ponto para conexão ao servidor de vídeo, que tem o objetivo de transmitir a gravação realizada nos locais. 

Acompanhe o Orçamento Participativo:

Calendário completo da rodada de assembleias regionais e temáticas do Orçamento Participativo 2015/2016.

- Twitter OP Porto Alegre: @oppoa (ao vivo)

- Facebook: Orçamento Participativo de Porto Alegre

- Transmissão ao vivo disponível aqui


/orcamento_participativo /tecnologia
Texto de: Carla Zanett (estagiária) / Supervisão: Denise Righi
Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.