Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

26 de agosto de 2015

Acampamento no "Conversas Cruzadas"

via blog do Léo Ribeiro:



O programa Conversas Cruzadas, da TV COM, de ontem a noite, teve como tema o projeto do vereador de Porto Alegre, Claudio Janta, que visa levar todos os desfiles e festejos populares da capital para o Porto Seco.   
Sob a mediação do jornalista Claudio Brito (foto), estiveram presentes o Vereador Bernardino Vendruscolo, que fez emenda ao citado projeto onde o legislador defende que os carnavais de bairro, os desfiles de sete e vinte de setembro, bem como o Acampamento Farroupilha devam permanecer nos locais em que acontecem atualmente. Também presentes como debatedores Leonardo Maricato, da Secretaria Municipal de Cultura (na área de Descentralização da Cultura); Joaquim Lucena Neto, também da SMC, Coordenador das Manifestações Populares e o vereador Reginaldo Pujol, representando o autor do projeto, Claudio Janta.
O incrível é que, mesmo com alguns debates acirrados que fugiram do tema como Orçamento Participativo, CPI dos Festejos Farroupilhas e outros, TODOS os participantes do programa (inclusive o mediador) tiveram a mesma opinião, ou seja, o projeto original do Porto Seco tem que ser acabado com a devida construção das arquibancadas e camarotes pois, a cada ano, gasta-se em torno de 3 milhões com os lugares desmontáveis. Tais construções, se fossem perenes, poderiam ser melhor otimizadas. Contudo, foi consenso que as festas populares como o Acampamento e os carnavais de rua, os desfiles, enfim, tudo que tenha raiz e identidade com a natureza onde foram criados, devem permanecer como estão.
O próprio vereador Pujol, entre a cruz e a espada, e como bom político, não abraçou por inteiro a causa do colega o qual estava representando.