Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

13 de agosto de 2015

Acampamento Farroupilha já está em fase de montagem

Foto: Betina Carcuchinski/PMPA
A previsão é que todos os galpões estejam concluídos até 4 de setembro
A previsão é que todos os galpões estejam concluídos até 4 de setembro
Foto: Betina Carcuchinski/PMPA
Participarão da festa tradicionalista, no Parque Harmonia, 365 entidades
Participarão da festa tradicionalista, no Parque Harmonia, 365 entidades
A 28ª edição do Acampamento Farroupilha, tradicional evento da cultura gaúcha, será aberta em 7 de setembro, com o tema Campeirismo Gaúcho e a Sua Importância Social e Cultural. A montagem da rede elétrica está sendo finalizada. A partir desta segunda-feira, 17, começa a instalação da rede hidráulica. As áreas administrativa e de patrocinadores estão em fase final e a construção dos galpões das entidades participantes terá início no sábado, 22, a partir das 7h. 
 
Ao todo, participam da festa tradicionalista no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) 365 entidades entre piquetes, Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e de Departamentos de Tradições Gaúchas (DTGs). Segundo o coordenador de Tradição e Folclore da Secretaria da Cultura, Giovani Tubino, a previsão é que até o dia 4 de setembro todos estejam montados. Os requisitos para inscrição levaram em consideração o projeto cultural, o alvará de funcionamento do ano de 2014 e a ata de patronagem atualizada, além do certificado do Curso Brigadista do Corpo de Bombeiros. 
 
O Acampamento Farroupilha oferecerá aos visitantes a possibilidade de um contato direto com as manifestações, hábitos e costumes dos gaúchos com as oficinas do projeto Turismo de Galpão, realizado pela primeira vez no evento em 2013, numa iniciativa das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha. As atividades, todas relacionais à cultura gaúcha, serão desenvolvidas em 40 piquetes tradicionalistas parceiros do projeto diariamente durante o período do evento. Toda a programação de oficinas estará disponível no Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, localizado ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho, que funcionará das 9h às 22h durante o evento. A maioria das atividades será gratuita, assim como as caminhadas guiadas pelo Acampamento que também fazem parte do projeto.
 


/acampamento_farroupilha
Texto de: Cleber Saydelles e Eliana Zarpelon
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.