Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

26 de julho de 2015

81ª CONVENÇÃO TRADICIONALISTA MTG




A 81ª Convenção Tradicionalista que ocorreu neste sábado, 25, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa reuniu cerca de 800 conselheiros e coordenadores com o objetivo de discutir e aprovar, ou não, proposições que venham melhorar o Movimento.

O vice-prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo (usando a palavra na foto acima), salientou a importância de o MTG atuar ao lado do governo, em permanente parceria. "O povo do Rio Grande do Sul escolheu ser brasileiro. Nós temos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) na Ilha da Pintada, na Restinga, nos bairros da zona Norte e nos Estados Unidos", disse Melo, referindo-se à amplitude da cultura gaúcha pelo mundo.
O secretário da Cultura do Estado, Victor Hugo Silva, falou em nome do governador José Ivo Sartori. "O governo sabe muito bem o significado da palavra junto. Eu vejo no plenário a família do movimento tradicionalista. Aproveito para lembrar quando Bento Gonçalves leu o seu manifesto, na Ponte da Azenha, onde já se referia à necessidade de revisão das resoluções e atos do governo central. Agora, nós precisamos de uma revisão do sistema público fazendário da Lei de Incentivo à Cultura", ressaltou o secretário.
Já o presidente do MTG, Manoelito Savaris, defendeu o resgate do trabalho pelo reconhecimento da pilcha como traje oficial, do rodeio crioulo como atividade cultural e do gaúcho e sua cultura como patrimônio da humanidade. "O MTG é solidário ao projeto empreendido por sociedades tradicionalistas e crioulas de Brasil, Argentina e Uruguai, que fecharam um acordo para trabalhar no sentido de que a figura do gaúcho seja declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)", ressaltou o presidente do movimento.

Também estiveram presentes a primeira prenda do RS, Marina Giolo, o deputado federal Pompeo de Matos e representantes do movimento. Após o encerramento do ato oficial, prosseguiu a programação da 81ª Convenção Tradicionalista, que foi encerrada às 21h.