Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

15 de junho de 2015

Porto Alegre recebe o 3º Encontro de Forró

Foto: Ricardo Lilica/Divulgação PMPA
Trio Dona Zefa, de São Paulo, é uma das atrações do encontro

Trio Dona Zefa, de São Paulo, é uma das atrações do encontro

Mostra de dança, oficinas, aulas de forró e Festa de São João, com show do Trio Dona Zefa, de São Paulo, estão entre as atividades do 3º Encontro de Forró, que ocorre nos dias 19, 20 e 21 de junho. A programação se divide entre a Usina do Gasômetro e o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo.

O Centro Histórico de Porto Alegre irá sediar uma vasta programação, envolvendo oficinas, aulas de dança de forró, Mostra de Dança profissional e amadora, além de uma festa de São João. As aulas e oficinas serão ministradas no Mezanino da Usina do Gasômetro; a Mostra de Dança ocupará o palco do Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo; e a Festa de São João será no CTG Estância da Azenha (próximo a Rótula das Cuias), contando com show da atração nacional Trio Dona Zefa de São Paulo e banda Dona Flô de Porto Alegre.

Serão mais de 17 horas de aulas com profissionais referência no ensino de Forró de diversos estados do Brasil, como São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Espírito Santo, sob a direção artística de Fábio Reis, referência nacional em Forró. Além dos tradicionais Forró Pé de Serra e Eletrônico, serão ministradas aulas de estilos diversos como Pé Descalço, Estilo Itaúnas e danças populares nordestinas. O Encontro de Forró é realizado pelo Gafieira Club, com o objetivo de difundir a cultura nordestina e fomentar a democratização do acesso ao conhecimento das formas de se dançar Forró. "Muito mais que 'passinhos', este é um evento de cunho cultural – em que cada estilo será estudado, contextualizado e experimentado", garante Fábio Magalhães, sócio do Gafieira Club.

A Festa de São João irá celebrar as tradições nordestinas com a cultura gaúcha no Arraial Oxentchê em parceria com o bloco Galo de Porto. Haverá decoração, comidas e bebidas típicas, além de show com o Trio Dona Zefa e da banda Dona Flô.



/cultura /danca

Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.