Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de junho de 2015

Festival de Arte Cidade de Porto Alegre define programação

Foto: Divulgação/PMPA

O Atelier Livre Xico Stockinger, da Secretaria Municipal da Cultura, promove, de 20 a 24 de julho, o 29º Festival de Arte Cidade de Porto Alegre. Oficinas, palestras e exposições serão realizadas nos diversos espaços do Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues. As inscrições estarão abertas do dia 22 de junho até 20 de julho e devem ser feitas no Atelier (avenida Erico Verissimo, 307) das 9h às 12h e das 14h às 20h, com o valor de R$ 50 e com desconto de 50% para estudantes.

Conforme a diretora do Atelier Livre, Mirian Tolpolar, o festival deste ano será diferente. Serão oferecidas oficinas que normalmente não são ministradas nos cursos regulares do Atelier Livre. Além disso, foram convidados profissionais com formação em artes visuais, cujas carreiras estão voltadas para áreas de arte aplicada, design e outras  manifestações criativas vinculadas a diferentes conceitos de arte. "Mostramos assim, que o Atelier Livre está alinhado a novos olhares sobre a formação do artista e sua produção, pois a arte hoje reverbera em outros âmbitos", completa a diretora.

Programação

Oficinas

Design de Superfície - Tarde / 25 vagas - Renata Rubim

A oficina tem como propostas entender o design de superfície numa visão mais ampla, em projetos para todos os tipos de superfície, além do têxtil e do papel; aprender as técnicas de rapport através de exercícios práticos e sem o uso de softwares; trabalhar o processo criativo. O aluno estará apto a criar paletas de cores e apresentar projetos para o mercado.
 
Renata Rubim é designer de superfícies e consultora de cores premiada no Brasil e no exterior. Autora de Desenhando a Superfície, Ed. Rosari, colabora com a difusão do design em projetos industriais e educativos. O seu escritório, Renata Rubim Design & Cores (www.renatarubim.com.br), atende a clientes de vários segmentos.

Palavra: Significado, som e desenho -  Noite / 20 vagas - Ricardo Silvestrin

Oficina sobre a função poética da linguagem. Poema, haicai, letra de música, poesia visual: a palavra como significado, som e desenho. Haverá A partir da leitura de diversos poemas, serão exploradas as possibilidades criativas da palavra. Também serão realizadas atividades de criação.

Ricardo Silvestrin é escritor com 18 livros publicados, entre eles, Metal, O Menos Vendido e Palavra Mágica, de poesia; Play, contos, e O Videogame do Rei, romance. É formado em Letras pela Ufrgs. É também músico e integra a banda os poETs. Site: www.ricardosilvestrin.com.br

Pintura em azulejo - Tarde / 20 vagas - Alice Diniz (Portugal)

Na oficina de pintura em azulejo, segundo a técnica ancestral e ainda contemporânea de pintar sobre o esmalte cru praticado em Portugal, serão abordados os seguintes temas: o azulejo e a sua evolução ao longo de cinco séculos; técnicas de manufatura, esmaltagem  e pintura de azulejo, do clássico ao contemporâneo. Não é necessária a experiência cerâmica.

Alice Diniz é portuguesa, formada em Cerâmica em Aveiro no ano de 1987. Participa de simpósios, bienais e exposições, nacionais e internacionais.  Representada em várias coleções, atua também na área da formação e arte-terapia. Desde 2013 trabalha no projeto Pintura de Azulejo Segundo Técnica Portuguesa, participando de intercâmbios culturais.

Ilustração: da ideia à realização  - Noite / 20 vagas - Fabriano Rocha

Dos primórdios da imprensa à era digital, a ilustração se apresenta como uma potente ferramenta visual de uso continuado. Nesta oficina, os participantes experimentarão diferentes processos de geração de ideias e utilização de materiais para o desenvolvimento e a confecção de ilustrações. O objetivo é que os alunos se sintam capazes de produzir trabalhos que atendam as mais diversas finalidades, desde a ilustração editorial até a ilustração literária. É desejável que os participantes tenham conhecimentos básicos de desenho.

Fabriano Rocha é artista visual, designer gráfico e ilustrador, com extensa experiência profissional e docente. Formado em Artes Visuais (UFRGS), com mestrado em design (Uniritter).

Grafitti - Noite / 20 vagas - Luis Flavio Trampo

A oficina apresenta essa antiga arte das ruas, referência na comunicação visual e expressão popular da sociedade urbana, oferecendo um conteúdo precioso para futuros profissionais de publicidade, design e outros seguimentos, através de aulas expositivas, demonstrativas e práticas.

Luis Flávio Trampo é artista com raízes nas ruas e tem trabalhos reconhecidos em exposições nacionais e internacionais. Em 2008, a convite da NOZ.ART, fez parte da Mostra Transfer de Arte Urbana, onde compartilhou o espaço com grandes nomes da street art nacional e internacional. No mesmo ano participou da exposição I/legítimo dentro e fora do circuito (SP) e da exposição coletiva Tri Massa na galeria Choque Cultural.

Mosaico como arte  - Tarde / 15 vagas (de 20 a 22 de julho, 14h às 18h) - Cátia Usevicius Maia

Vivenciar a linguagem do mosaico como arte, proporcionando ao aluno uma visão abrangente de sua história, técnicas, estilos, aplicações e implicações na arte atual. Criação de uma peça em mosaico com compreensão de cortes e andamentos.

Cátia Usevicius Maia é mosaicista, arteterapeuta e diretora da Mosaika Escola de Arte em Porto Alegre, RS. Formada em Licenciatura em Educação Artística e Bacharelado em Artes Plásticas – Desenho pela UFRGS, desde 2003 vem participando de congressos, simpósios, exposições e ministrando cursos nesta área.

Tatuagem - Tarde / 15 vagas - Roger Kichalowsky


O curso irá revelar em cinco lições como desenvolver um trabalho pessoal em tatuagem. Serão abordadas as questões técnicas da tatuagem: linha, traço, ponto, preenchimento, sombreamento e efeitos aquarelados. Orientações e práticas sobre o tema biossegurança, manutenção e regulagem da máquina de tatuar e cuidados após o procedimento. Terá como foco a produção individual, estimulando a imaginação e potencial dos alunos. O curso terá aula prática.

Roger Kichalowsky é bacharel e licenciado em Artes Plásticas pela UFRGS, desenvolve projetos na área de performance, música e educação. Trabalhou no educativo do Projeto Séculos Indígenas no Brasil. Desenvolveu atividades nas Bienais do Mercosul da 2ª à 9ª edição e no educativo de exposições no Santander Cultural. Trabalhou em seis edições nas oficinas da Descentralização da Cultura de Porto Alegre. Hoje está focado em pesquisa na área da tatuagem, utilizando o corpo como suporte.

Arte urbana  - Tarde / 20 vagas - Xadalu

Oficina baseada nos movimentos de street art pós graffiti, chamado de sticker art, onde será estimulada a transmissão de informações e expressão pessoal, através da criação de adesivos e cartazes em serigrafia e outros meios de reprodução. Saída de campo para uma colagem pelas ruas da cidade explorando os diversos suportes urbanos.

Xadalu é intervencionista urbano pioneiro do movimento sticker art no Rio Grande do Sul. Participa de um circuito mundial de street art e seu trabalho está presente em mais de 60 países.

Joalheria  - Noite / 15 vagas - Ralf Shinke


O curso irá proporcionar aos alunos uma noção prática da joalheria, além de noções básicas da teoria e ligas dos metais preciosos como prata e ouro. Prática em corte,solda, limação, moldagem e polimento, através da confecção de até três peças em prata.

Ralf Shinke cursou o Instituto de Artes da UFRGS de 1978 a 1982. Neste ano se transfere para Alemanha, onde cursa a Kunstakademie em Düsseldorf e inicia sua carreira de joalheria autoral. Em 1991 inaugura sua loja/ atelier  na Praça Mauricio Cardoso, bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre. O trabalho de Ralf pode ser encontrado em diversos países do mundo, sendo reconhecido como um representante da joalheria autoral. www.ralfschinke.com.br/ facebook: Ralf Schinke-jóias

Figurino - Noite / 20 vagas - Coca Serpa

Esta oficina aborda os conceitos e questões relacionadas à realização de figurinos para teatro, cinema e tv, capacitando e introduzindo o aluno ao projeto de figurino, além das diversas etapas de trabalho.

Coca Serpa é Bacharel em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas pela Ufrgs e Pós-Graduada em Ensino da Arte Universidade Veiga de Almeida, RJ. Desde 1982 atua nas áreas de cenografia e figurinos para Teatro, TV e Cinema: Pequeno Segredo (2014), Animal (2014), Flor do Caribe (2012/2013), O Tempo e o Vento (2012), Quase Verdade (2011), O Carteiro (2010), A Ferro e Fogo (2006), entre outros.

Extensão: Criação e reflexão através da experiência audiovisual - Tarde / 20 vagas - André Severo

A oficina toma por base o fato de encontrarmos hoje, nas múltiplas e cada vez mais acessíveis formas de experimentação audiovisual, um campo aberto para o exercício de entrecruzar conhecimentos, transfigurar realidades e interagir com a coletividade. Através do debate, da exibição de filmes e vídeos e da realização de trabalhos práticos, pretende-se abordar a prática artística audiovisual como um meio de expressão na realização de experiências poéticas. Para as atividades de criação poderão ser utilizados quaisquer meios de captação de sons e imagens, como celular ou máquina fotográfica.

André Severo iniciou, em 2000, ao lado de Maria Helena Bernardes, as atividades do projeto Areal. Publicou, entre outros, os livros Consciência errante, Soma e Deriva de sentidos. Realizou mais de uma dezena de filmes e instalações audiovisuais e participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Entre os anos de 2010 e 2013, ao lado de Luis Pérez-Oramas, foi curador da 30ª Bienal de São Paulo e da representação brasileira na 55ª Bienal de Veneza.

Papel Machê e Papietagem  - Tarde / 15 vagas - Carol W. Cunha

O papel machê é extremamente versátil e econômico. Nesta oficina o aluno será estimulado a reciclar e reutilizar materiais muitas vezes considerados lixo, como jornais velhos, embalagens ou papelão, realizando projetos artísticos pessoais e únicos.

Carol W. teve suas esculturas em papel maché expostas em Porto Alegre, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Participou da Cow Parade Porto Alegre. Criou ilustrações para campanhas publicitárias de marcas como Schincariol, Univias, Tim e Grandene. Realizou cinco exposições individuais, sendo que duas delas foram itinerantes - Vida Doméstica: A Cozinha Animada de Carol W (2004), Amigos Imaginários (2007), Meu Reino por um Caramelo! (2009 e 2010), Bibelô (2011) e Eu fico com a Pureza (2013). Ilustrou quatro livros infantis e ministrou diversas oficinas de Papel Maché, inclusive algumas em Portugal, nas cidades de Lisboa, Porto, Leça da Palmeira e Caldas da Rainha entre os meses de abril e maio de 2008.

Diálogos do Festival  de 20 a 23 de julho, das 18h às 19h

Convidados
- Renata Rubim - dia 20, segunda-feira
- Alice Diniz - dia 21, terça-feira
- Ricardo Silvestrin - dia 22, quarta-feira
- Fabriano Rocha - dia 23, quinta-feira

Exposições
Arte Urbana
Saguão do Centro Municipal de Cultura

Artistas do Atelier Livre
Espaço Alternativo

Intervenção
Grupo Nós do Fio
Atelier Livre

Festa de encerramento
Dia 24, sexta-feira, 21h
Bar do Lupi / Atelier Livre

Informações e Inscrições
De 22 de junho a 20 de julho
Atelier Livre da Prefeitura Xico Stokinger
Avenida Erico Verissimo, 307
Fones: 3289-8057 / 3289-8058
Horário: 9h às 12h / 14h às 20h
alivre@smc.prefpoa.com.br
atelierlivre.wordpress.com
Valor: R$50


/artes /cultura /oficinas
Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.