Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de maio de 2015

Alcy Cheuiche lança edição bilíngue de “Sepé Tiaraju – Romance dos Sete Povos das Missões” com fotos de Leonid Streliaev



O escritor Alcy Cheuiche e o fotógrafo Leonid Streliaev percorreram juntos as Ruínas Missioneiras e o resultado desta viagem é a edição bilíngue (português/alemão) do livro “Sepé Tiaraju – Romance dos Sete Povos das Missões”, 40 anos após a primeira edição do romance no Brasil (1975) e nas comemorações dos 190 anos da imigração Alemã no Brasil. A edição em capa dura, com miolo inteiramente em cores, com 295 páginas, pela AGE Editora terá lançamento no dia 28 de maio (quinta) , a partir das 18h30min, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), com bate-papo dos autores. A entrada é franca.
show_img (4)
A edição tem patrocínio do Banrisul por meio do financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A obra recupera um dos maiores exemplos de colonização justa, cooperativa e cristã da história da humanidade, ocorrido há dois séculos e meio – os Sete Povos das Missões – e, acima de tudo, representa um compromisso radicalmente ético com todos os deserdados da terra. “A República Guarani, experiência única de uma verdadeira sociedade cristã, feita pelos jesuítas durante 150 anos na América do Sul, foi qualificada pelo filósofo Voltaire como um verdadeiro triunfo da Humanidade”, comenta Cheuiche.
Traduzido anteriormente para o espanhol e para o alemão, o livro já foi editado em quadrinhos e em braile. O escritor explica a escolha do segundo idioma: “Esta edição bilíngue (…) é dedicada às primeiras famílias da Alemanha que, no longínquo ano de 1824, atravessaram o oceano para construir uma nova pátria. Quase 200 anos depois, no grande caldeamento de etnias que forma o Brasil, é como se os primitivos habitantes guaranis os recebessem no palco dos seus maiores triunfos e de sua grande tragédia. Desta vez revelando os tesouros da cultura e da agricultura que amealharam durante o século anterior à chegada dos alemães, base de todo o progresso material e humano destas plagas brasileiras do Sul.”
“Sepé Tiaraju – Romance dos Sete Povos das Missões” narra a história do lendário índio guarani Sepé Tiaraju (hoje reconhecido pela Unesco como Panteão da Pátria Brasileira), líder da resistência indígena ao Tratado de Madrid (1750) nos Sete Povos das Missões, região oeste do Rio Grande do Sul. A República Guarani revive no romance deste livro, que narra toda a epopeia de um povo indígena convertido para o Cristianismo, pacífico e próspero, condenado à destruição e a morrer como povo livre, porque sua existência, inofensiva e feliz, representava a condenação viva e irrefutável de todo o sistema colonial da época.
Alcy Cheuiche dedica-se principalmente ao romance histórico, tendo retratado personagens e fatos da maior relevância na História do Brasil, como Santos Dumont, João Cândido, o Almirante Negro, Sepé Tiaraju, Bento Gonçalves, Garibaldi e Anita, Getúlio Vargas, Otávio Correa, o herói civil dos Dezoito do Forte de Copacabana, e muitos outros. Conquistou importantes prêmios literários e culturais em sua vida, como Ilha de Laytano, Açorianos, Medalha do Mérito Santos Dumont, Medalha Simões Lopes Neto, Troféu Guri, mas o que mais o empolgou foi ter sido Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 2006, uma das maiores em espaço aberto do mundo. Autografou seus livros e proferiu conferências em muitas cidades brasileiras e também em outros países dos quais domina a língua-mãe, como Uruguai, Argentina, Paraguai, Peru, Cuba, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Espanha, França, Bélgica e Alemanha. É tradutor e orientador de oficinas de criação literária. O Farol da Solidão é seu romance mais recente.
Serviço:
Dia: 28 de maio de 2015 (quinta-feira).
Hora: às 18h30min haverá bate-papo com os autores e às 19h30min, sessão de autógrafos do livro.
Local: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar CCMQ (Andradas, 736).
Informações com a imprensa: Simone Lersch ? (51) 3029-6390 e 9803-4420
Entrada franca.