Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

2 de maio de 2015

1º Fórum Nacional de Conselhos e Dirigentes Políticas Culturais



O Fórum é aberto a conselheiros, gestores, artistas, produtores, agentes culturais, entidades, empresas e interessados. Ao final do encontro serão disponibilizados certificados de participação de 30 horas.

Serviço:
O que: 1º Fórum Nacional de Conselhos e Dirigentes de Políticas Culturais
Quando: 11, 12 e 13 de maio de 2015
Onde: Expogramado – Gramado | RS
Inscrições gratuitas de forma eletrônica e no local
Mais informações: Conselho Estadual de Cultura do RS | (51) 3225.8490
Rua Sete de Setembro, 1020 - 2° andar | Centro Histórico – Porto Alegre | RS

1º Fórum Nacional de Conselhos e Dirigentes de Políticas Culturais O encontro é fruto de processo intensificado nos últimos anos, que tem como protagonista a sociedade civil, em constante diálogo com os gestores, por meio de ativistas culturais, associações, coletivos formais e informais, redes culturais, em conferências setoriais, municipais, regionais, estaduais e nacionais de cultura, dando, finalmente, forma ao Sistema Nacional de Cultura, amplo guarda-chuva cultural que tem suas metas garantidas no Plano Nacional de Cultura e à nova legislação, fruto deste debate, que expressa conquistas como a Lei Cultura Viva e o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. O que acontecerá, nos três dias do evento:

Dia 11 - serão reunidos os Conselhos Municipais de Políticas Culturais do RS, para realização do 2º Encontro de Conselhos Municipais de Políticas Culturais do RS. Sessão extraordinária pública do Conselho Estadual de Cultura do RS.

Dia 12 - serão reunidos os dirigentes culturais, com pauta voltada à discussão do momento em que se encontra a estruturação, institucionalização e implementação dos Sistemas Nacional e Estaduais de Cultura.

Dia 13 - será a vez da Sessão Ordinária do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Cultura/ConECta, sendo, para esta, convocados os Presidentes dos Conselhos Estaduais de Cultura do país e convidados os Secretários Estaduais de Cultura, os colegiados setoriais, entidades culturais e interessados em geral. Nas discussões dos três dias incluem-se, ainda, a PL 282/RS/2014 – Plano Estadual de Cultura, o projeto RS Criativo, o novo Regimento do CEC/RS, a nova IN do Sistema Pró-Cultura LIC, o debate transversal entre cultura e educação, a produção cultural no RS e as culturas populares, tradicionais e de periferia.