Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

23 de abril de 2015

A pintura e as suas contribuições


Pintura em tela traz benef%C3%ADcios %C3%A0 terceira idade 300x223 A pintura e as suas contribuições 

Mens sana in corpore sano… a muito tempo esta expressão circula entre a humanidade; e no post de hoje, trazemos algumas informações sobre os benefícios das artes plásticas, mais especificamente da pintura, para a mente.
Não é necessário ser nenhum artista ou pintor profissional para começar a pintar. Basta pegar o pincel, uma tela em branco e começar a expor todo o sentimento através de desenhos ou figuras geométricas.
Estudos revelam que o desenho e a pintura atuam na coordenação motora das pessoas, ajudam na capacidade de organização e servem como um recurso terapêutico, obviamente, aliada a outros tratamentos já realizados pelo idoso. Os canais sensoriais também são ativados durante a prática da pintura. Com isso, ajuda a equilibrar as emoções e soltar a imaginação e pensamentos.
lazer portal amigo do idoso A pintura e as suas contribuições

Como é uma atividade que requer concentração, aprimora a capacidade de observação, de prestar atenção em mínimos detalhes e, claro, aumenta a crítica ao conferir os progressos da própria pintura em tela. Para quem vai fazer um curso de pintura, essa atividade ajuda também a melhorar as relações interpessoais já que incentiva a comunicação entre os colegas para trocas de informações, dicas e sobre novas técnicas.
Aliás, especialistas afirmam que a atividade é muito interessante para todas as faixas etárias, porém, na terceira idade ajuda a ativar a memória. A razão é que, como qualquer outra atividade, requer aprendizagem ao longo dos anos ajudando a manter os neurônios sempre ativos.
Para maiores informações sobre o tema, acesse
http://unesp.br/proex/congressos/5congresso/fscommand/web/docs/258.pdf.
http://www.sinaldafenix.com.br/site/meio-ambiente/ecologia-e-sustentabilidade/pintura-em-tela-traz-beneficios-a-terceira-idade/
http://www.aterceiraidade.com/arte-e-cultura/pintura-em-tela-traz-beneficios-a-terceira-idade/
http://www.avm.edu.br/monopdf/2/ANA%20LERNER%20SVED.pdf
Imagens disponíveis na internet
O post A pintura e as suas contribuições apareceu primeiro em Cidadela Cultural.