Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de março de 2015

Nova diretoria do Conselho Municipal do Desporto toma posse

Foto: Paulo Mendes/Divulgação PMPA
Edgar Meurer com o novo presidente, Ingorn Kronbaurer, e o vice Felipe Gaspar
Edgar Meurer com o novo presidente, Ingorn Kronbaurer, e o vice Felipe Gaspar
A nova diretoria do Conselho Municipal do Desporto (CMD) tomará posse às 19h desta segunda-feira, 16, na Casa dos Conselhos. A solenidade contará com a presença do secretário municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), José Edgar Meurer, juntamente com o vereador João Bosco Vaz, autor da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, e o coordenador titular do fórum dos Conselhos Municipais, Carlos Boa Nova.

A nova diretoria é formada pelo presidente Ingorn Kronbauer, o vice-presidente Felipe de Souza Gaspar e o secretário Paulo Eduardo Barbosa dos Santos. O novo presidente do CMD é formado em Administração de Empresas, foi diretor administrativo do IPE e Susepe e 1º presidente do Sindicato dos Árbitros do Rio Grande do Sul. Na administração da Prefeitura de Porto Alegre, Kronbauer atuou na SME e na Secopa. Segundo ele, a partir deste mês, como primeira meta, serão feitas visitas às comunidades para apresentar o Proesporte.

Criado pela Lei Complementar nº 340, de 12 de janeiro de 1995, e regulamentado pelo Decreto nº 11.481, de 15 de abril de 1996, o CMD é um órgão colegiado de caráter consultivo, normativo, deliberativo e fiscalizador, representativo da comunidade desportiva do município de Porto Alegre, desempenhando serviço considerado relevante para a comunidade esportiva, através dos conselheiros que desempenham atividades sem remuneração. Para o desenvolvimento de suas atribuições, recebe suporte de material, um agente e um secretário-administrativo, através da SME. A função do órgão é sugerir ações e deliberar sobre projetos da prefeitura na área de esportes.

O Proesporte é uma lei de incentivo que possibilita a realização de projetos ligados ao esporte. Por meio do Proesporte, o CMD autoriza a participação de clubes, federações e sindicatos. As pessoas, jurídicas e físicas, interessadas nos incentivos, não poderão estar inadimplentes com a prefeitura e terão direito a abater 70% desse investimento nos tributos de IPTU ou de ISSQN. Os interessados devem encaminhar seus projetos à SME, que os remeterá ao CMD para serem analisados. No Conselho, três comissões setoriais, compostas por quatro membros cada uma, farão as análises das propostas.


/esportes
Texto de: Nahiman Soares (estagiária) / Supervisão: Gilberto Dutra
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.