Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

11 de fevereiro de 2015

Museu da História e Cultura do Povo Negro é pauta em reunião

Foto: Tiago Nequesaurt/Divulgação PMPA
Gestores validaram ações previstas no Plano Plurianual 2014-2017
Gestores validaram ações previstas no Plano Plurianual 2014-2017
Assuntos relativos ao programa estratégico Porto da Igualdade, do Eixo Social da prefeitura, foram tratados no Comitê de Gerenciamento (CG), na manhã desta quarta-feira, 11, na Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Orçamento (SMPEO), no Centro Histórico. Foram validadas as ações pendentes do primeiro encontro do ano, em janeiro, previstas no Plano Plurianual 2014-2017, além de definidos os respectivos líderes, servidores distribuídos nos diferentes órgãos do município que atuam no planejamento e acompanhamento das metas para 2015.

O programa Porto da Igualdade visa à promoção de ações que garantam a proteção dos direitos dos grupos vulneráveis, efetivando o acesso aos serviços em igualdade a todos, além de estabelecer e executar políticas públicas destinadas à saúde, proteção, defesa e bem-estar animal em Porto Alegre. Estão envolvidos dez órgãos municipais, com 23 ações. O encontro foi comandado pelo gestor da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH), Luciano Marcantônio.

A criação do Museu da História e Cultura do Povo Negro também esteve em pauta. O objetivo é que o local sirva para exposições, discussões e conscientização desta significativa parcela da população, além de se constituir em memória social e coletiva. O tema será detalhado tecnicamente em reunião, nos próximos dias, por integrantes da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), SMDH e Conselho Municipal do Povo Negro.

O próximo encontro do programa ocorrerá em 11 de março.

Programas Estratégicos – A prefeitura organiza suas políticas públicas por programas estratégicos. Neles, estão as diversas ações planejadas pelos órgãos municipais, pensadas e executadas de forma conjunta para o melhor aproveitamento de recursos para atendimento à população.

Comitês de Gerenciamento – Os CGs são instâncias coletivas das quais participam diversas secretarias e órgãos da prefeitura para decidir e acompanhar o gerenciamento dos 12 programas estratégicos de governo. As reuniões de cada um ocorrem mensalmente, com a presença de secretários e gerentes, e são compostos por diversas ações transversais, pensadas e executadas de forma conjunta para o melhor aproveitamento dos recursos e para garantir mais resultados à sociedade.

/planejamento_estrategico
Texto de: Tiago Nequesaurt
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.