Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

11 de janeiro de 2015

Lei de obras de arte em edifícios >> AEERGS: exposição coletiva DIMENSÃO PÚBLICA




A Associação dos Escultores do Estado do Rio Grande do Sul e o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo convidam para a exposição DIMENSÃO PÚBLICA, que tem como tema a Lei das obras de arte em novos edifícios. O coquetel de abertura será realizado dia 13 de janeiro, a partir das 19h, na Rua dos Andradas, 1223, em Porto Alegre, permanecendo com visitação até o dia 21 de fevereiro de 2015, de terça à sexta-feira, das 10 às 19h e, nos sábados, das 11 às 18h. 



A Lei 10036 e a Associação dos Escultores do RS


"A AEERGS foi fundada em 1982, e desde esse período se organiza de maneira contínua em torno dos objetivos comuns dos artistas visuais que atuam no segmento da escultura em diferentes cidades do Estado do Rio Grande do Sul. Entre suas ações recentes, se destaca a ativa contribuição na regulamentação da Lei 10036/06 de Porto Alegre, uma lei exemplar, que condiciona a liberação da Carta de Habitação dos novos edifícios com área adensável maior que 2000m², à colocação de obra de arte de visualização pública. Ela é fruto de uma demanda daqueles que acreditam no potencial das artes como forma de amenizar os impactos da construção civil, oriundos do desenfreado crescimento do ramo imobiliário, que via de regra se sobrepõe aos interesses das coletividades. Somente em 2014 os artistas começaram a ser contratados, contudo é valido lembrar que até meados da década de 1980, mesmo distante dessa regulamentação, a capital se destacava pela realização de diversos concursos de artes visuais para os espaços públicos, e também pela naturalidade com que engenheiros e arquitetos tratavam desse tema, tendo por prática a inserção, em seus projetos, de trabalhos de artistas em atuação no Estado. Nesse contexto, com o objetivo de retomar essa tradição de respeito à arte, a presente exposição busca colocar à mostra a produção de 36 escultores atuantes em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, assim criando condições para uma reaproximação dos construtores com o tema, colocando-os em contato com parte relevante da produção contemporânea de obras de arte e estudos concebidos para ambientes externos, mediante realização da inédita exposição coletiva Dimensão Pública, procurando também estimular que outros municípios formulem leis semelhantes, que tenham por propósito a instalação de obras de arte como mais uma medida compensatória à crescente verticalização das cidades e seus núcleos urbanos." (Vinicius Vieira, Presidente da AEERGS)
  

Artistas: Angela Pettini, Antônio Augusto Bueno, Ana Aita, Ana Homrich, Arminda Lopes, Bira Fernandes, Catiuscia Dotto, Che kalika, Eduardo Rick Martins, Henrique Radomsky, Hidalgo Adams, João Otto Klepzig, Ingrid Noal, Kira Luá, Leandro Machado, Lecy Fischer, Lisete Bertotto, Lucas Strey, Maria Tomaselli, Mario Cladera, Marli Araújo, Mariza Fischer, Paulo Corrêa, Pedro Girardello, Ricardo Olszewski, Ricardo Aguiar, Roberto Chagas, Rogério Livi, Sobral, Soraya Girotto, Sônia Seibel, Tania RResmini, Vinicius Vieira, Xadalu, Xaplin e Zetti Neuhaus.