Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

28 de janeiro de 2015

Confira a estrutura do Carnaval de Rua para sábado e segunda

Foto: Ricardo Stricher/PMPA
São esperadas 40 mil pessoas nas apresentações dos blocos no sábado
São esperadas 40 mil pessoas nas apresentações dos blocos no sábado
A praça de serviços do segundo dia do Carnaval de Rua de Porto Alegre vai funcionar na rua General Lima e Silva, 400, em frente à Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio de Janeiro. No local, ficarão posicionadas as bases da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), da Brigada Militar (Ônibus de Comando e Plataforma de Observação Elevada) e da Polícia Civil (Delegacia Móvel).

O Grupo Austral, responsável pela produção do evento, colocará duas ambulâncias ao longo dos trajetos percorridos pelos blocos - uma a mais do que em 24 de janeiro, quando o circuito foi aberto. Até 15 de março, 23 blocos animarão quinze dias de folia no Centro Histórico, na Cidade Baixa e na Orla do Guaíba. Também serão instalados 60 banheiros químicos, dos quais cinco equipados com cabines para atender portadores de necessidades especiais.
No sábado, 31, a folia começa às 16h com o Maria do Bairro, que se concentrará na rua Sofia Veloso. Às 18h, se inicia a marcha do bloco Do Jeito que Tá Vai. Os foliões percorrerão a rua da República, a partir da rua João Alfredo, até a rua General Lima e Silva. Ambas as apresentações se encerram às 21h. Mais de 40 mil pessoas deverão tomar as ruas do bairro Cidade Baixa, segundo estimativa do comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Francisco Vieira
A Secretaria Municipal de Saúde manterá duas bases fixas com equipes do Projeto Coração no Ritmo Certo, cujos profissionais estarão equipados com desfibriladores para atender casos de paradas cardiorrespiratórias. Outras duas equipes volantes percorrerão as passarelas do samba. Funcionários do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) e da Guarda Municipal também estarão presentes.

Bloqueios - Serão realizados três bloqueios de trânsito por equipes da EPTC, entre meio-dia e meia-noite: cruzamento das ruas General Lima e Silva e Luiz Afonso;  cruzamento das ruas Sofia Veloso General Lima e Silva;  Rua da República, entre as ruas João Alfredo e José do Patrocínio.

As linhas de ônibus que circulam na rua da República seguirão pela avenida José Loureiro da Silva, rua General Lima e Silva, rua Fernando Machado, e avenidas Borges de Medeiros e Praia de Belas.
Convergência - Para o vice-prefeito Sebastião Melo - designado pelo prefeito José Fortunati para coordenar o grupo de trabalhado responsável pela fiscalização do carnaval de rua - a organização do espaço público é de inteira responsabilidade da prefeitura. “Por conta disso, trabalhamos para convergir o interesse dos foliões com o dos moradores das áreas onde se realizam as festas”, afirmou Melo. “A alegria de um grupo não pode se transformar em tormento para outro.”
 
Infraestrutura - 31 de janeiro
- Praça de serviços (rua General Lima e Silva, 400)
- Duas bases fixas e duas equipes volantes do Projeto Coração no Ritmo Certo, da SMS
- Ônibus de Comando Móvel da Brigada Militar
- Delegacia Móvel de Polícia Civil
- Plataforma de Observação Elevada (POE)
- Duas ambulâncias
- 60 banheiros químicos, dos quais cinco equipados com cabinas para atender portadores de necessidades especiais
Império da Lã - No feriado de Nossa Senhora dos Navegantes, 2 de fevereiro, a praça de serviços funcionará na Rótula das Cuias, na avenida Beira-Rio. Nesse dia, desfila o bloco Império da Lã. A concentração será na Usina do Gasômetro e a dispersão, no Anfiteatro Pôr-do-Sol.
Infraestrutura - 2 de fevereiro

- Praça de serviços (Rótula das Cuias, na avenida Beira-Rio)
- Duas bases fixas e duas equipes volantes do Projeto Coração no Ritmo Certo, da SMS
- Ônibus de Comando Móvel da Brigada Militar
- Delegacia Móvel de Polícia Civil
- Plataforma de Observação Elevada (POE)
- Ambulância
- 30 banheiros químicos, dos quais cinco equipados com cabinas para atender portadores de necessidades especiais


/carnaval /cidade_baixa /infraestrutura
Texto de: Adriano Santana
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.