Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de dezembro de 2014

Novo Conselho Municipal do Desporto será aclamado nesta quinta

Serão eleitos nesta quinta-feira, 18, os novos integrantes do Conselho Municipal do Desporto (CMD). A solenidade será na Unidade de Futebol da SME (avenida Érico Veríssimo, 843, bairro Menino Deus), a partir das 18h. O novo presidente, que será eleito por aclamação porque é chapa única, é Ingorn Kronbauer, representando o Gabinete do Prefeito. O vice, Felipe Souza Silva, representa a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), e o secretário-geral, Paulo Eduardo Barbosa dos Santos, é o representante da Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI). O mandato é por dois anos, e a proposição inicial é que, a partir de março do próximo ano, serão feitas visitas às comunidades para apresentar o Proesporte.
 
O Conselho Municipal do Desporto (CMD), criado pela Lei Complementar nº 340, de 12 de janeiro de 1995, regulamentado pelo Decreto nº 11.481, de 15 de abril de 1996, é um órgão colegiado de caráter consultivo, normativo, deliberativo e fiscalizador, representativo da comunidade desportiva do Município de Porto Alegre, desempenhando serviço considerado relevante para a comunidade esportiva, através dos conselheiros que desempenham atividades sem remuneração. 
 
Para o desenvolvimento de suas atribuições, recebe suporte de material, um agente e um secretário administrativo, através da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME). A função do órgão é sugerir ações e deliberar sobre projetos da prefeitura na área de esportes.
 
PROESPORTE — É uma lei de incentivo que possibilita a realização de projetos ligados ao esporte. Por meio do Proesporte, o CMD autoriza a participação de clubes, federações e sindicatos. As pessoas, jurídicas e físicas, interessadas nos incentivos, não poderão estar inadimplentes com a prefeitura e terão direito a abater 70% desse investimento nos tributos de IPTU ou de ISSQN. Os interessados devem encaminhar seus projetos à SME, que os remeterá ao CMD para serem analisados. No Conselho, três comissões setoriais, compostas por quatro membros cada uma, farão as análises das propostas.


/esportes
Texto de: José Alfredo Possas
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.