Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

18 de dezembro de 2014

Doze monumentos do Parque Farroupilha são devolvidos à cidade

Foto: Ricardo Stricher/Arquivo PMPA
Convênio entre prefeitura e Sinduscon permitiu a recuperação dos monumentos
Convênio entre prefeitura e Sinduscon permitiu a recuperação dos monumentos
Na manhã desta sexta-feira, 19, será feita a entrega à cidade de doze monumentos públicos do Parque Farroupilha, recuperados graças a convênio entre a Prefeitura e o Sindicato da Indústria da Construção Civil – Sinduscon-RS. O ato de entrega das obras vai acontecer às 10 horas, em frente ao Monumento ao Expedicionário (av. José Bonifácio).

As obras recuperadas foram: Cabeça de Chopin, Monumento a Carlos Gomes, Homenagem a Beethoven, Busto de Annes Dias, Busto de Licínio Cardoso, Busto de Sammuel Hahnemann, Os Lusíadas, Homenagem aos Mortos em Combate ao Comunismo, Coluna Brasileira, Obelisco da Comunidade Sírio-Libanesa, Obelisco da Comunidade Israelita e Monumento ao Expedicionário. Algumas das esculturas já não existiam, tendo desaparecido devido a furtos ou atos de vandalismo. Nesses casos, novas peças foram confeccionadas a partir de moldes de obras similares ou de referências iconográficas. Para evitar novos furtos, as peças substituídas foram confeccionadas em resina e pó de cobre, que tem aparência semelhante, mas sem valor comercial como metal.

Os monumentos foram recuperados com recursos do Sinduscon, que remunerou profissional responsável pelo restauro, materiais e equipamentos. À Secretaria Municipal da Cultura coube a incumbência de dar orientação técnica e fiscalizar a execução. Os trabalhos foram realizados em três etapas: análise da situação de cada monumento, diagnóstico sobre necessidades e formas de recuperação e execução das interferências necessárias para o restauro das obras.

O Projeto de Resgate ao Patrimônio Histórico do Parque Farroupilha integra a campanha de valorização de obras artísticas desenvolvido pela Prefeitura de Porto Alegre e Ministério Público do Estado. As ações dividem-se em educativas, de conservação, e de segurança, para evitar depredações e outros atos de vandalismo.


/cultura /monumentos
Texto de: Lucia Jahn
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.