Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

15 de dezembro de 2014

A FESTA DE REIS FOI INCLUÍDA NO CALENDÁRIO OFICIAL DE CANOAS




A FESTA DE REIS FOI INCLUÍDA

NO CALENDÁRIO OFICIAL DE

CANOAS


A Câmara aprovou na sessão desta terça-feira (09) projeto de lei do vereador Ivo Fiorotti (PT) que inclui no Calendário Oficial do Município a Festa de Reis, a ser comemorada anualmente no dia 6 de janeiro. O autor da proposta ressalta a popularidade da Festa de Reis no Brasil e também no Rio Grande do Sul.
Na justificativa do projeto de lei (PL nº 08/2014), Fiorotti aborda a história de um dos ternos de reis existente em Canoas, o da Vila Santo Operário, que teve início na década de 1990. “Um pequeno grupo de moradores, organizados por Oli Flores, seu pai Olmiro Flores e seu sogro Eugênio Bataioli, além das irmãs, Maria, Lucia, Solene e Solange Flores e do irmão, Adão Flores, vindos do interior do Rio Grande do Sul e que conheciam a tradição, resolveram organizar um Terno de Reis”, destaca o parlamentar.
Utilizando instrumentos musicais e a bandeira do Divino Espírito Santo, o grupo passou a visitar as famílias para levar a mensagem do nascimento do Menino Jesus, através da cantoria em forma de oração. Segundo Fiorotti, quem os estimulava era o frei capuchinho Roque Graziola, agente de pastoral das Comunidades Eclesiais de Base. Atualmente a Associação Terno de Reis Santo Operário conta com 15 integrantes que mantêm viva a tradição de Santos Reis.

Carina Jung
Jornalista