Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

12 de novembro de 2014

Secretário visita Pontos de Cultura de Guarani das Missões e Tuparendi



A integração de etnias e a preservação da cultura nativista estão nos projetos dos novos Pontos de Cultura dos municípios de Guarani das Missões e Tuparendi. Nessa terça-feira (11), o secretário de Estado da Cultura visitou as duas instituições para ver de perto o trabalho realizado.
 Guarani das Missões
 Considerado a capital da imigração Polonesa o município tem agora um Ponto de Cultura para preservar a cultura da região. Com sede  na Sociedade Cultural Guaraniense, o Ponto vai desenvolver oficinas da língua polonesa, de artesanato e dança folclórica.
Trabalho integrado com a região é o objetivo do Ponto de Cultura de Guarani
Trabalho integrado com a região é o objetivo do Ponto de Cultura de Guarani
Assis Brasil foi recebido pela prefeita, Janete  Dauek, e pelos coordenadores do Ponto, Moisés Marczewski e Lucimar Wastowski. Eles apresentaram o plano de trabalho a ser desenvolvido e mostraram preocupação com a continuidade do Programa Pontos de Cultura. “É um momento ímpar sua visita, e nosso pedido é pela continuidade do projeto”, disse a prefeita. O secretário da Cultura explicou os próximos passos do convênio e falou sobre o futuro. “Cabe aos grupos da Rede de Pontos de Cultura se organizarem para solicitar a renovação e a manutenção do programa junto aos governos Federal e estadual”, orientou.
Oficinas para preservar os ensinamentos dos antepassados
Oficinas para preservar os ensinamentos dos antepassados
Os coordenadores falaram sobre a importância do recurso de R$ 60 mil, que o Ponto vai receber, a serem pagos em três parcelas. “Para pequenos municípios estes editais são fundamentais, pois possibilitam o desenvolvimento de projetos que sem estes recursos não poderiam ser realizados”, disse Lucimar. Eles defendem, também, a criação de GTs específicos para os projetos ligados ao folclore e culturas étnicas. “Já começamos a fazer contatos com os demais Pontos de Cultura da região para trocarmos experiências”, informou Moisés.
Secretário também visitou a biblioteca e o museu da cidade
Secretário também visitou a biblioteca e o museu da cidade
Assis Brasil destacou o hibridismo cultural da região sul do Brasil e elogiou o trabalho de preservação das raízes. “A língua é  a melhor forma de exposição cultural, é aquela que une os indivíduos. Vejo aqui um entusiasmado trabalho de preservação das raízes com a valorização da língua polonesa no projeto do Ponto de Cultura”, concluiu.
Tuparendi
Alunos das escolas públicas serão beneficiados pelo Ponto de Cultura
Alunos das escolas públicas serão beneficiados pelo Ponto de Cultura
Com um trabalho de 42 anos no município de Tuparendi o CTG Fronteira da Amizade é sede de um Ponto de Cultura que tem o objetivo de fortalecer a tradição gaúcha. A instituição possui um grupo de invernada muito forte e vai agora expandir as atividades para os alunos das escolas públicas. No turno inverso serão oferecidas oficinas de violão, dança e música folclórica gaúcha.
Equipamentos adquiridos com a primeira parcela do convênio
Equipamentos adquiridos com a primeira parcela do convênio
O patrão, Paulo Kushel, informou ao secretário Assis Brasil, que o Ponto de Cultura será coordenado por um comitê gestor e terá a parceria da secretaria Municipal de Educação para organizar o cronograma das atividades.