Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

9 de novembro de 2014

Parque Farroupilha recebe monumentos restaurados


Foto: Verônica Di Benedetti/Divulgação PMPA
Recuperação de 12 obras começou em agosto
Recuperação de 12 obras começou em agosto
Monumentos do Parque Farroupilha (Redenção) serão entregues restaurados à cidade nesta terça-feira, 11, às 11h. O trabalho de recuperação de 12 obras de arte públicas, que teve início em agosto, conclui a primeira fase, com a apresentação de três bustos e do monumento “Os Lusíadas”, todos localizados no eixo da avenida João Pessoa.

Os bustos em homenagem ao criador do sistema homeopático na medicina, Samuel Hahnemann, do médico homeopata Licínio Cardoso e do médico catedrático Annes Dias, originalmente feitos em bronze, haviam sido furtados, e os pedestais encontravam-se depredados e pichados. Coube ao escultor Luiz Henrique Meyer o trabalho de pesquisa que permitiu refazer as obras, inclusive localizando réplicas dos originais. O busto de Licínio Cardoso foi refeito pelo escultor a partir de molde de uma réplica localizada em Lavras do Sul, cidade natal do homenageado. Quanto ao de Annes Dias, registros indicavam que também fora feita réplica, a pedido da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e que a mesma encontrava-se fixada naquela instituição. Isso permitiu a modelagem dos bustos, que voltam aos pedestais, agora limpos e restaurados. Já o de Samuel Hahnemann foi esculpido utilizando medidas dos registros existentes.

Para evitar que os furtos se repitam, geralmente com o objetivo de venda a peso do metal, o escultor utiliza técnica de modelagem em resina com carga de pó de bronze, obtendo efeito muito semelhante ao original, mas sem valor comercial em relação ao material empregado.

Os Lusíadas - De autor não identificado, homenagem ao quarto centenário do poema épico de Luis de Camões, Os Lusíadas é constituído de placa em bronze com suporte de concreto armado. As intervenções consistiram em limpeza, estabilização da oxidação nas ferragens e fixação da placa comemorativa.

A restauração dos monumentos do Parque Farroupilha está sendo realizada graças a convênio firmado entre a prefeitura e o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon). As obras são feitas com recursos do sindicato, que remunera os profissionais responsáveis, bem como equipamentos e materiais necessários, cabendo à Secretaria Municipal da Cultura (SMC) dar orientação técnica e fiscalizar a execução dos trabalhos.

A valorização de obras artísticas localizadas em espaços públicos é o objetivo do projeto “Adote um Monumento”, campanha desenvolvida pela prefeitura, através da Coordenação do Patrimônio Cultural da SMC, Governo do Estado e Ministério Público. As ações dividem-se em educativas, de conservação e de segurança, para evitar depredações e outros atos de vandalismo.

Em caso de vandalismo, ligue 156.

Agende-se:
Entrega de monumentos restaurados no Parque Farroupilha
Terça-feira, 11 de novembro, 11h
Local: Av. João Pessoa, em frente ao prédio do Touring - Parque Farroupilha
Outras informações na Coordenação da Memória Cultural – Fones 3289-8039 / 3289-8041

Escultor descreve técnica empregada na restauração


/cultura /memoria
Texto de: Lucia Jahn
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.