Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

27 de novembro de 2014

Noticia do conselho em outros sites

Mais um post de colaboradores, e desta vez, do Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre – Paulo Roberto Rossal Guimarães.
A VERDADE SOBRE A SITUAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE
a) Realizada audiência pública pela SMC para propor alterações no Conselho Municipal de Cultura:
No dia 1º de setembro foi realizada uma audiência pública pela Secretaria Municipal de Cultura, na tentativa de propor alterações na composição do Conselho. A SMC pretendia transformar o corpo do Conselho, retirando as 17 regiões do OP e colocando 8 regiões, aglutinando algumas delas. Os doze inscritos na referida audiência(da comunidade) foram totalmente contrários às alterações impostas arbitrariamente pela Secretaria, e os encaminhamentos finais foram: Eleições Já no Conselho e abertura de Editais(Regiões do OP e entidades culturais) com o Conselho Municipal de Cultura participando do processo,como determina a legislação.
b) Efeitos das demais ações impetradas pelo Conselho:
O Conselho,  entrou com uma Representação contra o Município, junto ao MP e Tribunal de Contas do RGS, na mesma linha de pedidos, ou seja, relativamente ao abuso de poder por parte do gestor, assim como o descumprimento de preceitos constitucionais e não cumprimento da legislação atinente.  Neste sentido já há uma Cautelar pedida pelo Tribunal de Contas contra o Município e ação de Anulação de Atos Administrativos.
c) As atitudes da Secretaria diante das ações do Conselho :
c.1) Os Editais: Diante das ações impetradas pelo Conselho(o presente feito e ações no Tribunal de Contas e MP) a Secretaria abriu Edital de Eleições no Conselho, primeiramente de entidades culturais, e depois, mais recentemente, das regiões do OP, numa espécie de ‘pró -forma’, apenas para ter argumentos, junto às instâncias  que estamos provocando, de que está’ fazendo a sua parte’ e para tentar demover e dar uma impressão de estar ‘voltando atrás’ nas suas inúmeras atitudes de desmandos e descumprimento de legislação.
c.2-O Plano Municipal de Cultura enviado à Câmara sem as metas:
Antes disso, enviou também o prefeito, a pedido da SMC, um projeto do Plano Municipal de Cultura, que não contempla o  texto do Plano Municipal de Cultura feito pela sociedade, sem passar para validação no Conselho Municipal de Cultura, à Câmara Municipal de Vereadores. O texto está sem as metas, que tem de ser construídas, por óbvio, com o Conselho, Secretaria, num GT de Trabalho , o que não foi feito pela Secretaria. O Conselho hoje atua, com GT próprio, junto á Câmara, para apresentar substitutivo ao texto do prefeito,mas mesmo emendando não contempla o texto, se este não tiver anexo porém, o processo adequado não é este. Mais uma ação arbitrária e escusa do gestor municipal.
Concluindo, afirmamos:
 A situação continua nas mesmas condições, mesmo com a ‘fachada’ de editais publicados pela Secretaria Municipal de Cultura, assim como  com o envio de um Plano Municipal de Cultura, sem as etapas de validação e de construção de metas, junto com o Conselho.
 E tudo isso traz consequências funestas  para a cultura e para cidade de Porto Alegre e seu Conselho Municipal de Cultura.Toda a sequência de desmandos e descumprimentos das leis pelo Município e Secretaria Municipal de Cultura.A luta continua! Não vamos calar!
Guimarães 150x150 Colaboradores   Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
O post Colaboradores – Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre apareceu primeiro em Cidadela Cultural.