Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

14 de novembro de 2014

1º Encontro de Conselhos Municipais de Políticas Culturais do RS



Um dia de trabalho dedicado a discutir políticas culturais e o papel dos conselhos no cenário cultural, é o que propõem o Conselho Estadual de Cultura e a Universidade Luterana do Brasil no próximo dia 26 de novembro, promovendo o 1º Encontro de Conselhos Municipais de Políticas Culturais do Rio Grande do Sul.
O evento visa criar e incentivar rede que possa manter o diálogo entre o Conselho Estadual de Cultura – RS e os Conselhos Municipais, na definição de estratégias para o estabelecimento de políticas culturais e assim garantir a cooperação entre a sociedade civil, as entidades comunitárias, os gestores públicos e as entidades empresariais.
A programação tem realização do Conselho Estadual de Cultura e tem sede e logística da Universidade Luterana do Brasil, através de sua Reitoria, com participação do CODIC/FAMURS, do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura, da Prefeitura e Secretaria de Cultura de Canoas. No painel serão apresentados casos dos Conselhos Municipais de Gravataí e Erechim.
Local: auditório B, do prédio 14 da Ulbra – Av.Farroupilha, 8001, Bairro São José – Canoas.
A programação e ficha de inscrição encontram-se disponíveis no site do CEC/RS, que tem o endereço: www.conselhodeculturars.com.br. Ao final do encontro do dia 26, serão disponibilizados certificados de participação. O evento é aberto aos artistas, gestores, agentes culturais e interessados.
Maiores informações: Conselho Estadual de Cultura – CEC/RS. Rua Sete de Setembro, 1020 – 2° andar – Memorial do RS. Centro Histórico – CEP 90010-191- Porto Alegre/RS.
1º Encontro de Conselhos Municipais de Políticas Culturais
Estão abertas as inscrições do 1º Encontro de Conselhos Municipais de Políticas Culturais do Rio Grande do Sul. O encontro é fruto de um amplo processo intensificado nos últimos anos, tendo como protagonista a sociedade civil em constante diálogo com os gestores públicos, por meio de ativistas culturais, associações, coletivos formais e informais, redes culturais que se reuniram em Conferências Municipais, Estaduais e Nacionais de Cultura.
Expressão de uma Cultura Viva, a democracia pela participação direta resultou nos nossos Plano e Sistema Nacional de Cultura, que estão se espraiando para os Estados e Municípios.

Novas leis expressam conquistas deste período, como a Lei Cultura Viva e o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. No Rio Grande do Sul, tramitam em nossa Casa Legislativa projetos de Lei fundamentais para consolidarmos no estado avanços já alcançados nacionalmente – como o PL 282/2013, que estabelece nosso Plano Estadual de Cultura e o PL 410/2013, que estabelece o Cultura Viva RS.
Como em 2015 se inaugura um novo ciclo de mandatos para os governos Nacional e Estadual, bem como de seus respectivos legislativos, entendemos que este momento é estratégico para inaugurarmos uma rede de diálogo entre o CEC/RS e os Conselhos Municipais de Cultura, apresentando os Sistemas e Planos Nacional e Estadual de Cultura e promovendo a reflexão sobre o papel dos Conselhos e Conselheiros Municipais na implementação das políticas culturais, buscando definir estratégias para garantir a cooperação entre a sociedade civil e entidades comunitárias, gestores públicos e representações das entidades empresariais, em parceria com o Conselho Estadual de Cultura/RS.

Local: auditório B, do prédio 14 da Ulbra, Av, Farroupilha, 8001, Bairro São José – Canoas.
Maiores informações: Conselho Estadual de Cultura – CEC/RS. Rua 7 de Setembro, 1020 – 2° andar – Memorial do RS. Centro Histórico – CEP – 90010-191 Porto Alegre/RS.