Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

18 de outubro de 2014

OP: 471 credenciados participam da temática cultura e juventude



Credenciados estabeleceram como prioridade a descentralização da cultura
Com 471 participantes credenciados, a Casa do Gaúcho do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho foi palco, na noite desta quinta-feira, 16, da quarta assembleia do Orçamento Participativo, com debate e solicitação de investimentos relacionados às áreas da cultura e juventude. De acordo com a votação dos credenciados, ficaram estabelecidas, por ordem, as seguintes prioridades: descentralização da cultura, equipamentos culturais, eventos da cultura, comunicação comunitária e juventude. A previsão de investimentos para essas demandas é de R$ R$ 1,7 milhão. (FOTOS)
O evento contou com as presenças do prefeito em exercício, Sebastião Melo, dos secretários da Juventude, Luizinho Martins, em exercício de Governança Local, Carlos Siegle, e adjunto da Cultura, Vinícius Cáurio. Músicos que participaram do Festival da Juventude realizaram show de abertura.
A defesa da ampliação de ações relacionadas à cultura popular das periferias foi pauta da manifestação do morador da região, Gilberto Machado. "Os investimentos na juventude, na descentralização da cultura, precisam ocorrer nas 17 regiões do OP, com atenção especial ao hip hop, que tira os jovens das drogas e da marginalidade", disse. Já o conselheiro Felisberto Luise solicitou agilidade na recuperação do Viaduto Otávio Rocha. "Precisamos valorizar a nossa identidade cultural", observou.
O secretário da Juventude, Luizinho Martins, relatou aos presentes que mais de 4 mil metros quadrados da cidade foram grafitados, com base em iniciativas da sua secretaria. Martins também destacou projetos desenvolvidos pela pasta da Juventude, como educação para o trânsito, construção de pista de skate, curso pré-vestibular e Festival de Música da Juventude. O secretário lamentou os atos de violência que causaram a morte de quatro jovens na Vila Mário Quintana nos últimos dias.
Já o secretário-adjunto da Secretaria da Cultura, Vinícius Cáurio, salientou a importância do Plano Municipal do Livro e Leitura. Cáurio citou como iniciativa pioneira na cidade a criação da Biblioteca Comunitária do Arquipélago, inaugurada durante o Projeto Prefeitura na Comunidade das Ilhas, no último sábado, 11.
O prefeito em exercício, Sebastião Melo, destacou o alto número de eventos culturais realizados na cidade, citando exemplos como o Acampamento Farroupilha, Bienal do Mercosul, Feira do Livro, Porto Alegre em Cena, Semana de Porto Alegre, Festival de Jazz, Baile da Cidade e Réveillon na Usina. "A função do poder público é fomentar a cultura e nós somos referência no país e no mundo por cultivar as nossas tradições e estimular a produção de eventos", disse.
A temática de cultura e juventude já conta com novos conselheiros eleitos por aclamação: João Batista Maciel Gonçalves e Cleber Noé da Silva Lescano. Os suplentes são Núbia Vargas e Dionísio Gause Júnior.
Acompanhe o Orçamento Participativo
A população pode acompanhar o desenvolvimento da programação das assembleias regionais e temáticas pelo portal da Prefeitura e pelas redes sociais, no facebook do Orçamento Participativo e pelo twitter oppoa (ao vivo).