Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

12 de setembro de 2014

Turismo de Galpão atrai mais de 200 participantes em oficinas

Foto: Divulgação/PMPA
Ritual do churrasco é apresentado desde a escolha das carnes Ritual do churrasco é apresentado desde a escolha das carnes
Foto: Divulgação/PMPA
Oficina do Chimarrão ensina a origem da bebida e o modo de preparo
Oficina do Chimarrão ensina a origem da bebida e o modo de preparo
A possibilidade de vivenciar a cultura gaúcha nas oficinas e atividades abertas oferecidas pelo projeto Turismo de Galpão, no Acampamento Farroupilha que se realiza no Parque Harmonia, já atraíram o interesse de 210 visitantes desde a abertura do evento, dia 6 deste mês, até esta quinta-feira, 11.

Entre as muitas opções oferecidas, preparar e degustar um churrasco cumprindo todo o ritual tradicional dos gaúchos,  desde a escolha das carnes no açougue; conhecer a erva-mate e como se monta um chimarrão com diferentes técnicas; ter uma aula completa de como conseguir o melhor fio para uma faca; compreender a importância do charque na história, na economia e na Revolução Farroupilha e depois conhecer a receita e o sabor de um tradicional carreteiro gaúcho; e, ainda, fazer os singelos doce de ambrosia e bolinho de chuva são as oficinas que, até agora, se destacam pela frequência de público. As Caminhadas Guiadas no Acampamento, com visitas aos piquetes do Turismo de Galpão, também têm atraído o público.

Fim de semana - A previsão da Metroclima de que este fim de semana será de sol e calor sinaliza para um grande movimento no Acampamento Farroupilha. As oficinas do Turismo de Galpão são oferecidas a partir das 10h, com programação também à tarde e à noite, até as 20h. Entre as atividades deste sábado e domingo estão oficinas de churrasco e chimarrão, de café campeiro, arroz de leite e cueca virada, de danças gaúchas, sobre erva mate, afiação e forja de facas e encilha de cavalo.

Até o final do evento, dia 21 de setembro, terão sido oferecidas 141 oficinas, além das Caminhadas Guiadas. A programação completa está em www.portoalegrecriativa.info e no Galpão da Hospitalidade, espaço de acolhimento, convivência, informação e onde são feitas as inscrições para as atividades que utilizam o conceito do Turismo Criativo para oportunizar aos visitantes experiências únicas com a cultura gaúcha.

/turismo
Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.