Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

26 de setembro de 2014

SOPAPO POÉTICO - EDIÇÃO DE SETEMBRO/2014:


EM SETEMBRO, O SOPAPO POÉTICO CELEBRA O CENTENÁRIO DE LUPICÍNIO RODRIGUES
O projeto Sopapo Poético - Ponto Negro da Poesia acontece desde 2012 na sede da AECPARS - Av. Ipiranga, 311, Bairro Menino Deus, Porto Alegre/RS. É realizado pela Associação Negra de Cultura (ANdC), sempre na última terça-feira do mês, com entrada franca.

Além de uma referência para a poesia em Porto Alegre, o sarau é um ponto de encontro de artistas e admiradores da cultura negra e um espaço de reflexão. A cada mês, no evento, tem destaque um grupo ou personalidade negra da poesia, literatura, música ou outra forma de expressão artística.

Neste mês de setembro, o sarau celebra o centenário do poeta LUPICÍNIO RODRIGUES, principal compositor gaúcho.
Nascido em 16/09/1914, em Porto Alegre, na Ilhota (atual Menino Deus/Cidade Baixa), uma das regiões que concentrava a população negra local, Lupicínio venceu as barreiras sociais e raciais e tornou-se um ícone da música brasileira.
Lupi começou a compor aos 14 anos de idade e desde então já participava de rodas de música, contribuindo com muitas marchinhas para os blocos carnavalescos do seu bairro. Ao longo de sua trajetória artística, cantou e exaltou o amor e todas as suas alegrias e desventuras. A paixão e a traição eram temas recorrentes na obra do poeta, que tinha sua própria vida como inspiração. Teve aproximadamente 150 composições gravadas, sendo muitos os estilos musicais explorados - samba, samba-canção, guaranha, valsa, marchinha, xote, vanera, entre outros. Músicas como "Se acaso você chegasse", "Nervos de aço", "Esses moços, pobres moços", "Nunca", "Ela disse-me assim", "Felicidade" se tornaram clássicos da música popular brasileira e têm sido até hoje cantadas e gravadas por intérpretes das mais variadas vertentes. É dele o hino do Grêmio, "Até a pé nós iremos!".
A importância de Lupícinio para a cultura regional e nacional é gigantesca. Mesmo sendo oriundo de uma comunidade negra e pobre de Porto Alegre, teve uma carreira êxitosa e hoje consiste numa referência obrigatória para qualquer pesquisa sobre a música nacional. Deixou um acervo de canções antológicas e segue influenciando gerações com sua maneira singular de sentir e retratar o amor.
Lupicínio Rodrigues faleceu em 27 de agosto de 1974, aos 59 anos. Entre as muitas homenagens recebidas pelo artista em sua cidade natal, o Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre, situado na região em que ele nasceu, chama-se Lupícinio Rodrigues, assim como a comunidade instalada na mesma localidade.

O evento será aberto para o público às 19h, com exibição de vídeos preparada pelo Cine Kafuné.
Às 20h, tem início o sarau poético-musical, com intervenções espontâneas dos presentes.
Em seguida, intérpretes de Porto Alegre revisitarão algumas canções de Lupícinio Rodrigues. Estão confirmadas as presenças de Pâmela Amaro, Juliano Barreto, Durgue Costa (Cigano), Marietti Fialho, Anderson Corrêa, Jorge Onifade e Renato Borba.
O evento também terá uma roda de conversa sobre a vida e o contexto de Lupícinio Rodrigues, com as participações do jornalista e escritor Jones Lopes da Silva e do mestre Sílvio Aquino.

Paralelamente ao sarau, acontece o SOPAPINHO, espaço em que as crianças presentes desenvolvem atividades acompanhadas de educadoras. Há também exposições e venda de livros, CDs, artesanato, roupas e acessórios voltados à cultura negra.

SOPAPO POÉTICO – edição de setembro/2014 – Tributo a Lupicínio Rodrigues

Convidados: Pâmela Amaro, Juliano Barreto, Durgue Costa (Cigano), Marietti Fialho, Anderson Corrêa, Renato Borba, Jorge Onifade, Jones Lopes da Silva e Sílvio Aquino
Quando: terça-feira, 30/09/14, às 19h30min
Onde: AECPARS - Av. Ipiranga, 311, Bairro Menino Deus
Entrada franca


Realização:
ANdC - Associação Negra de Cultura

Apoio:
AECPARS - Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do RS
CINE KAFUNÉ