Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

21 de setembro de 2014

Movimento Gaúcho pode se tornar manifestação histórica do Brasil


Por meio de atividades campeira, artística, literária, recreativa e culturais, o Tradicionalismo procura reforçar o núcleo da cultura rio-grandense.


A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei da Comissão de Cultura que reconhece o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) como Manifestação Histórica e Cultural do Brasil. A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), ex-presidente da comissão, que apresentou o projeto, explica que “por meio de atividades campeira, artística, literária, recreativa e culturais, sempre realçando os motivos tradicionais do Rio Grande do Sul – o tradicionalismo procura reforçar o núcleo da cultura rio-grandense.”

O texto, que será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, em seguida, pelo Plenário, afirma que “o MTG é uma sociedade civil sem fins lucrativos, dedica-se à preservação, resgate e desenvolvimento da cultura gaúcha, por entender que o tradicionalismo é um organismo social de natureza nativista, cívica, cultural, literária, artística e folclórica, conforme descreve simbolicamente o Brasão de Armas do MTG, com as sete (7) folhas do broto, que nasce do tronco do passado.

O MTG é um órgão disciplinador e orientador das atividades dos seus filiados e entidades associativas, além de congregar mais de 1.400 entidades tradicionalistas, legalmente constituídas, conhecidas por Centro de Tradições Gaúchas (CTGs).

Por meio de atividades campeira, artística, literária, recreativa e culturais, sempre realçando os motivos tradicionais do Rio Grande do Sul – o Tradicionalismo procura reforçar o núcleo da cultura rio-grandense.

A história do Movimento Tradicionalista Gaúcho remonta a 1889, mas, foi em 1966, durante o 12º Congresso Tradicionalista Gaúcho realizado em Tramandaí (RS), que foi decidido organizar a associação de entidades tradicionalistas constituídas, dando-lhe o nome de Movimento Tradicionalista Gaúcho. Assim é que, desde 28 de outubro de 1966, a Instituição se tornou conhecida como MTG.

De Brasília
Márcia Xavier


Fonte: Portal Vermelho