Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

6 de setembro de 2014

Maior obra 3D de grafite no estado é entregue à população

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Painel no Viaduto Otávio Rocha foi feito por três artistas
Painel no Viaduto Otávio Rocha foi feito por três artistas
Foto: Cristine Rochol/PMPA
Fortunati aproveitou para arriscar uns traços na pintura
Fortunati aproveitou para arriscar uns traços na pintura

O Passeio Primavera do Viaduto Otávio Rocha ganhou um colorido digno da estação que lhe dá o nome. Porém, nada de flores. Arte urbana pura e de qualidade. O maior painel de grafitagem em 3D do estado é obra de três artistas do Núcleo Urbanóide, de Porto Alegre: Lucas Anão Vernieri, Allan Vieira e True Souza.
O efeito impressiona quem passa pelo local. Lucas explica porque a obra se destaca. “Trabalhamos luz e sombra para dar esse efeito 3D. Além disso, estão presentes nesse painel todas as cores da paleta. Isso causa um impacto”, destaca o artista. Eles iniciaram a grafitagem na última quinta-feira, 4.
A grande obra a céu aberto foi entregue à população na manhã deste sábado, 6. O prefeito José Fortunati visitou o painel, conversou com os artistas e aproveitou até para arriscar uns traços na pintura. “Nos últimos anos nós estamos buscando a qualificação dos espaços públicos de uma forma democrática, e isso significa dar oportunidades para os artistas locais e para as mais variadas manifestações artísticas. Quando decidimos grafitar o Túnel da Conceição fomos questionados, muita gente não queria. Depois que um dos trechos foi entregue, as pessoas pediram que o mesmo trabalho fosse feito no outro sentido. Ou seja, é uma ideia e uma parceria que está dando muito certo”, afirmou Fortunati.
O painel foi pintado para a 20ª Mostra Nacional de Pintura Artística, que é realizada anualmente na Capital, dentro do tradicional Hotel Everest. Agora em 2014, quando o evento completa duas décadas e o hotel seus 50 anos, a Associação Gaúcha de Pintura Artística (Agapa) teve a ideia de levar a arte para o lado de fora. “Nós queríamos fazer algo diferente, proporcionar o contato da população com a arte. Pensamos: por que não convidar os meninos do Núcleo Urbanóide para pintar uma obra a céu aberto? Deu certo, né? Ficou lindo!”, disse a presidente da Agapa, Rosângela Nectoux.
A parceria envolve o Núcleo Urbanóide, a Agapa, o hotel e tem o apoio da Secretaria Municipal da Juventude (SMJ). A iniciativa privada (Tintas Coral e lojas Via Condotti) patrocinou a obra.
Texto de: Melina Fernandes
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.