Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

19 de setembro de 2014

Desfile Farroupilha será realizado neste sábado, 20 de setembro

Foto: Ricardo Stricher/PMPA
Programação terá início às 8h, com revista às tropas dos órgãos de segurança
Programação terá início às 8h, com revista às tropas dos órgãos de segurança
Os desfiles Cívico, Tradicional e Temático que celebram o dia da Revolução Farroupilha serão realizados neste sábado, 20, na avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio). As atividades têm início às 8h, quando é feita pela autoridade do governo do Estado a revista às tropas dos órgãos de segurança que compõe o Desfile Cívico. Essa é a parte inicial de todos os desfiles e conta com representantes dos órgãos de segurança do Estado do Rio Grande do Sul: Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários) e IGP (Instituto Geral de Perícias). Representantes do Orçamento Participativo também fazem parte do Desfile Cívico.

Desfile Temático - Na sequência, ocorre o Desfile Temático, que este ano trata do tem “Eu sou do sul”. Essa parte do desfile dura em torno de 50 minutos e dele participam membros dos GTGs, DTGs e escolas de ensino médio e fundamental. O Desfile Temático é dividido em dez invernadas, cada uma tratando de um tema. De acordo com o diretor artístico do Desfile Temático 2014, Célio da Rosa de Oliveira, o desfile abre com uma coreografia do Campo dos Bugres de Caxias do Sul, e segue com a encenação da Revolução Farroupilha no campo de batalha e a assinatura do tratado de paz, com coreografias para bandeira e brasão, churrasco e chimarrão, indumentária típica gaúcha, iconografia (monumentos farroupilhas), trova e poesia, música e dança e lide campeira. Não havendo chuva, também participam 20 cadeirantes.

Desfile Tradicional - A parte final do Desfile de 20 de Setembro é o Desfile Tradicional, em que 113 entidades ligadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) desfilam com membros montados a cavalo, em charretes e carroças. “O desfile tradicional é aquele em que aparecem os cavalos, elementos chave na Guerra dos Farrapos”, explica Edson Flores Dorneles, coordenador-geral do desfile. Também compõe essa parte do desfile caminhões motorizados, em que estão reproduzidos os projetos culturais das entidades participantes. “Havendo o início da revista às 8h, a previsão de término é às 13h. Só o desfile tradicional deve durar em torno de duas horas e meia”, avalia Dorneles.

Saiba mais:
Edvaldo Pereira Paiva ficará bloqueada para Desfile Farroupilha

 



/acampamento_farroupilha /cultura /tradicionalismo
Texto de: Luciano Medina Martins
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.