Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

19 de setembro de 2014

Acampamento: norte-americano aprende a preparar o chimarrão

Foto: Divulgação/PMPA
Atividade mostrou como é preparada a bebida típica gaúcha
Atividade mostrou como é preparada a bebida típica gaúcha
Símbolo da hospitalidade do gaúcho, o chimarrão despertou curiosidade do norte-americano Dave Vang, que participou da oficina que ensina a preparar a bebida típica do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 19. A atividade foi realizada pelo Piquete Estância das Águas e contou com a participação de mais 26 visitantes brasileiros.

O patrão da entidade, Lidson Bassani, apresentou tipos de utensílios usados no preparo (cuia, bomba, água e erva-mate). Bassani destacou que a água deve estar a 64ºC. “Quando a chaleira chiar, é porque a água está na temperatura ideal. Se for mais alta, queima a erva”, disse Bassani. O patrão explicou que a bebida geralmente é consumida junto com amigos, formando assim a roda de chimarrão. O norte-americano de Nova Iorque aprovou a experiência. “Gostei do chimarrão, lembra bastante os chás americanos. Além disso, estou me sentindo muito bem-recebido, as pessoas são muito comunicativas aqui”, comentou Vang.
 
Para o mineiro Sérgio Belli, a oficina também foi uma novidade. “É um novo aprendizado fora da cultura mineira”, disse. O mineiro comparou o chimarrão ao chá verde e disse estar apto a preparar a bebida típica gaúcha. “Agora, sei tudo de chimarrão”, brincou Belli.
 
As oficinas do projeto Turismo de Galpão são oferecidas até o final do Acampamento Farroupilha, que encerra-se no domingo, 21. Nas atividades, os visitantes têm a oportunidade de conhecer e aprender a história, as tradições, os hábitos, usos e costumes do povo gaúcho de forma criativa. Informações e inscrições estão disponíveis no Galpão da Hospitalidade, que funciona diariamente no evento, das 9h às 22h. A programação também está disponível em www.portoalegrecriativa.info


/acampamento_farroupilha /tradicionalismo /turismo
Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.