Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de julho de 2014

Mais um capítulo na novela do Plano Municipal de Cultura de Porto Alegre e Conselho

 

Só um excelente novelista poderia compor na ficção o drama que vive Porto Alegre hoje na realidade, na área da cultura, diante do descaso da Administração Pública(Secretaria da Cultura e Prefeitura Municipal) para com a lei e a democracia.

Sem passar pelo crivo do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre, que está ativo e atuante, Secretaria e Prefeitura encenam mais um capítulo do descalabro que é o trato com a cultura, com a lei vigente, com instâncias consagradas de participação popular e com a sociedade porto-alegrense.

Pois o prefeito José Fortunati , em ofício de 30 de junho passado, encaminhou para a Câmara de Vereadores o  Projeto de Lei 025/14, do Executivo, que institui o que chama de ' o Plano Municipal de Cultura'.

Até aí tudo bem. Só que, institui o Plano Municipal de Cultura como uma lei, sem encaminhar para aprovação da Câmara (e do Conselho, não cansamos de referendar)  o Plano em si, que são as metas, com os objetivos do mesmo. E, num artigo no mínimo tendencioso, do dito projeto de lei, lê-se:

'Ouvido o Conselho Municipal de Cultura, o Poder Executivo estabelecerá, mediante Decreto, as metas relativas ao cumprimento de diretrizes e objetivos do PMC, incorporando-as quando da elaboração das Propostas Plurianuais, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Leis de Orçamento municipal.'

Por esse artigo 10, a palavra 'ouvido', quer dizer que o CMC já foi ouvido e o executivo poderá fazer as metas sozinho e sem ouvir o conselho, pois ainda não tiramos  metas, somente as prioridades.

Ou seja, ou o Executivo está desinformado a respeito do que seja o Sistema Nacional de Cultura, ou está agindo de má fé, por ser um ano eleitoral, formando uma cortina de fumaça  para abafar o movimento justo da sociedade que se levanta ante tamanha barbaridade, representada unicamente no Conselho Municipal de Cultura, que está vivo e atuante, que o Executivo, leia-se Prefeitura e Secretaria Municipal de Cultura, insiste em não reconhecer e contemplar nas suas ações.

Note-se que o Conselho, desde o carnaval vem protestando e acionando, em todas as instâncias, fora e dentro do judiciário, para fazer valer a lei e o respeito à democracia.

E agora, o que se lê nas entrelinhas desse projeto de lei?

O Executivo institui o Plano Municipal de Cultura por lei, sem as metas, sem as prioridades tiradas no CMC, o que não é válido no Sistema Nacional de Cultura. E diz que vai 'estabelecer as metas relativas ao cumprimento de diretrizes e objetivos do plano por decreto, ou seja, paulatinamente, a cada ano como bem lhe aprouver, não consagrando o texto na sua íntegra como aprovado.

E como se sabe, e a gente' já viu esse filme antes', o próximo e cada governo novo ao 'reinventar a roda', vai esquecer literalmente numa gaveta, o Plano Municipal de Cultura para sempre. Isto é justo?

Basta?

Não! Tem mais: Continua o desconhecimento com o Conselho Municipal de Cultura e segue o descumprimento da lei e da democracia, com a formação de um Grupo de Trabalho pela Secretaria, com portaria do Prefeito Fortunati, sem a representação do Conselho, (não cansamos de citar)que hoje trabalha  para fazer modificações no CMC POA e nas eleições do mesmo.

A Vereadora Sofia Cavedon, atenta vice-presidente da CECE-Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Vereadores, assim como o Presidente do Conselho, Paulo Guimarães já solicitaram o texto na íntegra, para ser analisado pela Câmara e pelo Conselho, sem o que não há validade em qualquer projeto de lei. Segue a luta: não vamos calar ante tanta desfaçatez!

Queremos o Plano Municipal de Cultura na íntegra na Câmara e no Conselho já!

Queremos editais de  eleições no Conselho já!

 (Release de Izabel L'Aryan- ativista cultural -izabelaryan@gmail.com  cel:51.95541381)

 

Paulo  Roberto Rossal Guimarães

Pres.Conselho Gestão 2011/2014