Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

7 de julho de 2014

Forma de preparo da erva mate atrai visitantes ao Acampamento

Foto: Divulgação/PMPA
 Érica Nogueira, de Fortaleza, resolveu experimentar o chimarrão
Érica Nogueira, de Fortaleza, resolveu experimentar o chimarrão

Acostumada a tomar chá de vários tipos em sua cidade natal, a cearense Érica Nogueira, de Fortaleza, resolveu experimentar o chimarrão. E gostou tanto que pediu ao amigo Marcelo Cardoso, de Porto Alegre, que a levasse a uma das oficinas que trata da bebida típica gaúcha, no Acampamento Farroupilha Extraordinário.
Foi nesse domingo, 6, que o casal participou da oficina sobre a “Erva-Mate”, ministrada pelo Patrão Oberon dos Santos, do Piquete Maragatos da Zona Sul. “Queria saber mais sobre a bebida, sua origem e também tinha bastante curiosidade sobre a maneira do preparo das folhas da erva”, disse Érica.
Além da história e das lendas que cercam o “chimarrão” ou o “mate”, os visitantes tiveram o privilégio de conhecer uma das poucas máquinas antigas de moer erva e que se encontra ainda em funcionamento junto ao piquete. “Esta moedora tem mais de 90 anos e continua trabalhando em perfeitas condições”, disse  Oberon, explicando o manuseio e a importância do equipamento para a trituração das folhas da erva mate. “Logo depois da erva  passar por um processo de limpeza ou cancheamento, ela vem para a trituração”, explicou.
Segundo o Patrão, o interesse pela aquisição da erva tem sido muito grande durante o período do Acampamento Farroupilha. “Gaúchos e turistas de vários localidades do país passaram pelo piquete e levaram uma mostra da erva”, contou.

As oficinas de Turismo de Galpão prosseguem até o dia 13 deste mês, último dia do Acampamento Farroupilha Extraordinário da Copa. A programação completa está disponível em www.portoalegrecriartiva.info.



/copa_2014 /turismo
Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.