Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

4 de julho de 2014

Acampamento Farroupilha exibe arte ao ar livre

A reprodução de um utensílio rudimentar feito de duas peças de madeira, o pilão e uma haste suspensa, movida por um sistema semelhante ao de uma balança, acionado por meio hidráulico, está exposta na frente do Piquete Rancho Tradição, numa referência aos monjolos usados nos séculos passados no Rio Grande do Sul para socar grãos e produzir farinhas. A peça, que resgata uma das atividades rurais de nossos antepassados é do artista Alexandre Micheli, 42 anos, patrão do Piquete e pode ser vista no Acampamento
Farroupilha Extraordinário da Copa, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho.
 
Alexandre se define como "o artista do Parque Harmonia" porque só no Acampamento expõe suas obras. Ele conta que para produzir as peças aproveita o que encontra na natureza, desde troncos de árvores já caídos, madeiras velhas de demolição e pedaços de ferro, já que trabalha como soldador. "Só uso material reciclado. O que os torna diferentes são os recortes que faço e o restauro dos materiais", explica.
 
No Piquete, estão expostas diversas luminárias em formatos variados, mandalas, cachepôs para decoração, e velas dentro de pedaços de troncos de árvores para enfeitar os jardins. Ele considera uma luminária de pé feita de ferro retorcido que deu o nome de "toca da coruja", sua capa de revista, a mais bonita de todas.
 
Embora diga que este trabalho é apenas um hobby, já que só produz como passatempo nas horas livres, Alexandre teve suas obras reconhecidas especialmente nesta edição extraordinária do Acampamento Farroupilha, que recebeu a visita de muitos turistas de fora do Estado. Uma compradora de São Paulo, que levou quatro peças, o convidou para realizar uma exposição na capital paulista. 
 
 


/acampamento_farroupilha /copa_2014
Texto de: Catarina Gomes
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.