Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

14 de julho de 2014

Acampamento Extraordinário recebe cerca de 140 mil visitantes

Foto: Luciano Martins/Divulgação PMPA
Arriamento das bandeiras dos países que jogaram em Porto Alegre na Copa
Arriamento das bandeiras dos países que jogaram em Porto Alegre na Copa
Foto: Cristine Rochol/PMPA
Encerramento contou com a participação do vice-prefeito e secretários
Encerramento contou com a participação do vice-prefeito e secretários
Grande público - O Acampamento Farroupilha Extraordinário funcionou do dia 12 de junho a 13 de julho. Segundo o coordenador de Tradição e Folclore da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Giovani Tubino, o parque recebeu 140 mil pessoas durante os 30 dias. Ele estima que 20 mil pessoas tenham prestigiado os shows realizados no Palco Central nesse período, que 5 mil tenham acompanhado as provas campeiras e que 3,5 mil tenham participado dos bailes e espetáculos realizados no Centro de Eventos do parque.

A Feira de Artesanato recebeu 72 expositores que investiram uma média de R$ 3 mil para comercializar artesanato, roupas e artigos típicos do Rio Grande do Sul. De acordo com Sílvio Pineda, que coordena a Feira de Artesanato, alguns dos expositores, como a Facas D’Ávila, que participou pela primeira vez do evento farroupilha, está muito satisfeito com o resultado das vendas: as facas estão entre os artigos de maior valor por peça comercializada dentro do Acampamento, sendo que algumas chegam a R$ 4 mil, por unidade.

Vinte e três estabelecimentos venderam alimentação dentro do Acampamento. Segundo Carlos Rogério Farias, que coordena a comercialização de alimentos para o evento, foram preparados 2 mil quilos de “costelão 24 horas”, um dos itens mais apreciados pelos visitantes estrangeiros. Vinte mil litros de cerveja foram distribuídos no Acampamento Farroupilha Extraordinário, segundo Marcos Bender, proprietário da distribuidora que atente a marca de cerveja patrocinadora.

Hospitalidade - O Galpão da Hospitalidade, espaço de referência para as oficinas abertas a visitantes do projeto Turismo de Galpão que ocorreu no Acampamento Farroupilha Extraordinário da Copa atendeu 7.393 pessoas desde a abertura do Mundial. Desse público, 52% foram turistas estrangeiros de 42 países em busca de informações sobre a cidade, o Acampamento Farroupilha e a cultura gaúcha. O atendimento no Galpão da Hospitalidade foi feito diariamente, das 9h às 22h, por uma equipe de 21 pessoas, incluindo recepcionistas com domínio em inglês, espanhol e francês. Mais de 600 pessoas participaram das oficinas e caminhadas guiadas abertas a turistas brasileiros e do exterior, que foram realizadas pelos 76 piquetes dentro do projeto Turismo de Galpão, todas com conteúdos da cultura gaúcha: como assar um churrasco, preparar um chimarrão, um charque e um arroz de carreteiro, além de doces típicos, dançar os ritmos regionais, conhecer a indumentária gaúcha, atividades campeiras, a história e as lendas do Estado, entre outros temas.
Inscrições abertas - O período de inscrições para o Acampamento Farroupilha Tradicional, que acontece a partir de 7 de setembro, será de 21 a 31 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h, na Usina do Gasômetro (avenida Presidente João Goulart, 551). O acerto foi fechado na última sexta-feira, 11, pela Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas.

Requisitos para a inscrição:
1 - Alvará do ano de 2013;
2 - Projeto Cultural a ser desenvolvido no Acampamento Farroupilha (em mídia digital e impresso);
3 - Ata de Fundação da Entidade;
4 - Ata da atual Patronagem;
5 - Certificado de Curso dos Bombeiros de pelo menos dois integrantes da entidade.

O tema dos Festejos Farroupilhas de 2014 é "Eu sou do Sul".

Mais informações podem ser obtidas na Coordenação de Tradição e Folclore da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), pelo fone 3289-8013.



/acampamento_farroupilha /copa_2014 /cultura
Texto de: Bruno Bertuzzi e Luciano Medina Martins
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.