Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

6 de julho de 2014

A história e o sabor do charque movimentam oficina no Acampamento

Não só turistas estrangeiros ou de outros estados do Brasil, mas também gaúchos têm muito a aprender na oficina que o Departamento de Tradições Gaúchas Morro da Tapera (DTG), da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ), oferece no Acampamento Farroupilha Extraordinário dentro do projeto Turismo de Galpão. O tema central é o charque, escolhido pelo DTG não só porque o produto retrata uma tradição gastronômica do Rio Grande do Sul, mas por sua forte relação com o gaúcho e o episódio da história que o Acampamento comemora: a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos.
É contando essa história que a oficina se inicia, desde a introdução da carne salgada e seca ao sol no Estado em 1780 pelo português José Pinto Martins - que conheceu o produto no Ceará – passando pelo ciclo das charqueadas, propriedades que se desenvolveram em Pelotas e de onde saía a maior parte da riqueza que circulava no RS no século XVII, e a crise do charque provocada pela concorrência do produto vindo do Uruguai e da Argentina que motivou a revolta dos gaúchos contra o Império.
Banners expostos no galpão do DTG conduzem a apresentação, com fotos e textos em português e inglês repletos de detalhes curiosos. Mas a oficina também é prática e vai para a cozinha do DTG para a preparação do arroz de carreteiro, tradicional prato da culinária gaúcha cujo principal ingrediente é o charque, que ao final é degustado pelos participantes da atividade que experimentam também pães caseiros assados na hora. Detalhe: a oficina é gratuita e os visitantes recebem ainda uma cartilha bilíngüe que, além da aula de história, apresenta a receita de como fazer o verdadeiro carreteiro gaúcho em sua própria cozinha.
Turistas de várias nacionalidades já se reuniram em uma mesma oficina e conheceram a história e a receita do charque apresentada em inglês. “A receptividade e a curiosidade sobre os aspectos da cultura gaúcha foi incrível”, conta Anna Burmann, que faz parte da diretoria do DTG. Visitantes brasileiros também se interessaram, como a carioca Jenifer Lopes Oliveira e sua amiga Erlene Matos, que na noite desta sexta-feira, 4, visitaram o Acampamento. Piauiense e hoje morando no Acre, Darlene é professora de danças regionais e admiradora da cultura gaúcha. “Tenho muitos amigos gaúchos e isso me motivou a conhecer este evento e fazer a oficina”, diz Darlene, que não resistiu: por alguns minutos se transformou numa prenda com a indumentária que o CTG coloca à disposição dos visitantes.
Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o papel do charque na vida e na história do gaúcho tem ainda duas oportunidades. A oficina oferecida pelo Piquete Morro da Tapera será reeditada dias 9 e 11 de julho, sempre às 20h. Informações e inscrições estão disponíveis no Galpão da Hospitalidade, que funciona diariamente no Acampamento Farroupilha, das 9h às 22h.

 


/copa_2014
Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.