Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

13 de junho de 2014

Turismo de Galpão terá oficinas de churrasco neste fim de semana

Foto: Francielle Caetano/PMPA
Atividades serão realizadas a partir das 10h no sábado e no domingo
Atividades serão realizadas a partir das 10h no sábado e no domingo
Não importa o idioma, se português, inglês ou espanhol. Nas oficinas de churrasco que fazem parte das atividades do projeto Turismo de Galpão no Acampamento Farroupilha neste fim de semana, os participantes irão se sentir verdadeiros experts na arte de assar uma carne sobre o calor de um braseiro. Seja ele feito de carvão ou de lenha, e esta já é uma das diferenças que será possível conhecer.

No sábado, 14, às 10h,  o piquete Tropeiros do Asfalto receberá os visitantes para uma demonstração de como o gaúcho tempera diferentes tipos de carnes e o tempo de cozimento ideal de cada um sobre as brasas de carvão. Quem comandará a aula é Denis Andrade, integrante do piquete, que ao final servirá as especiarias aos participantes. O investimento nesta oficina é de R$ 20 por pessoa com direito a experimentar cinco tipos de carne bovina: costela, vazio, ripa, picanha e a famosa costela de janela.

Para os gaúchos, domingo é dia de churrasco, mais ainda quando a cidade estará vibrando com o primeiro jogo da Copa do Mundo (França x Honduras) no estádio Beira-Rio. O piquete Tropa Gaúcha será uma boa opção para viver este clima de expectativa próprio do futebol: às 10h, o patrão  Aluísio Rodrigues estará a postos para ensinar tudo sobre esta especiaria da gastronomia gaúcha. “Nossa intenção é que as pessoas se sintam à vontade; vamos ensinar como se faz um churrasco do começo ao fim, da escolha da carne até o modo de servir”, antecipa o patrão. Nesta oficina o churrasco será assado sobre um brasileiro feito de lenha, em espetos onde estarão cortes de ovelha e porco, além das imprescindíveis  costela, picanha e o janelão que consome mais tempo de calor para ficar no ponto certo. O valor desta oficina por pessoa é de R$ 50.

Não faltarão opções de vivência com a cultura gaúcha neste sábado e domingo. Os visitantes do Acampamento Farroupilha terão à escolha 46 oficinas do Turismo de Galpão, que ocorrerão entre 10h e 20h. Nas atividades o visitante literalmente entrará em cena para aprender também a um chimarrão, fazer um carreteiro de charque e um pinhão assado. Estão programadas ainda oficinas que ensinam o Jogo do Osso e outros jogos campeiros,  os passos das danças gaúchas de salão e como manusear cordas de arreio, além de um sarau poético e palestras sobre temas diversos relacionado aos hábitos e costumes gaúchos.

Caminhada guiada – Neste sábado ocorre também a primeira edição das Caminhadas Guiadas no Acampamento Farroupilha. O roteiro se iniciará às 10h, com saída do Galpão da Hospitalidade, orientado por um guia de turismo credenciado e recepcionistas bilíngues (inglês e espanhol). Ao longo do trajeto  os participantes conhecerão detalhes do Monumento a Jayme Caetano Braun, o patrono das trovas gaúchas, visitarão  a “fazendinha” do piquete da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande, caminharão pela rua Dimas Costa, nome em homenagem ao autor do “parabéns crioulo”, e no DTG 12 de Outubro tomarão contato com a indumentária gaúcha. A caminhada dura cerca de 1h30. Em caso de chuva, a caminhada é cancelada.

Inscrições - A programação completa das oficinas e das caminhadas guiadas, bem como as fichas de inscrições para participar das atividades,  estão disponíveis no Galpão da Hospitalidade, centro de referência do projeto Turismo de Galpão que atende das 9h às 22h, localizado ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho (acesso pela entrada principal do Parque Harmonia). Para acompanhar a agenda completa do Turismo de Galpão basta acessar o portal www.portoalegrecriativa.info.

/acampamento_farroupilha /copa_2014 /turismo
Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.