Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

11 de junho de 2014

Turismo de Galpão oferece oficinas de cultura gaúcha

Copa 2014:

11/06/2014 08:11:57

Foto: Mirele Pacheco/PMPA
Piquetes e entidades tradicionalistas irão oferecer 392 oficinas e atividades Piquetes e entidades tradicionalistas irão oferecer 392 oficinas e atividades
Foto: Mirele Pacheco/PMPA
Galpão da Hospitalidade terá espaço de convivência e serviço de informações Galpão da Hospitalidade terá espaço de convivência e serviço de informações
A partir desta quinta-feira,12, turistas que estão na cidade para assistir ao Mundial e porto-alegrenses poderão iniciar um verdadeiro mergulho na cultura gaúcha nas diversas oficinas que o projeto Turismo de Galpão passa a oferecer no Acampamento Farroupilha Extraordinário. Nesta edição, as atividades são disponibilizadas também em espanhol, inglês e na linguagem de Libras até o dia 13 de julho. O projeto e sua programação completa foram lançados nesta terça-feira, 10, no Galpão da Hospitalidade, pelos secretários municipais de Turismo, Luiz Fernando Moraes, da Cultura, Roque Jacoby, o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Manoelito Savaris, e o coordenador 1ª Região Tradicionalista, Marcus Vinicius Falcão Ferreira. O evento teve a presença de representantes do trade, como Abrajet, Abes, ABBTUR, ATUN, SindPoa, além de patrões e representantes dos piquetes e entidades tradicionalistas que participam do projeto.
 
Tradição e folclore -  Os 76 galpões de piquetes e entidades tradicionalistas já instalados no Parque Harmonia irão oferecer 392 oficinas e atividades, entre gratuitas e pagas, dentro do conceito de Turismo Criativo, em que o visitante não apenas contempla ou assiste as atividades relacionadas à cultura gaúcha como tem a oportunidade de participar ativamente delas. As oficinas rápidas terão conteúdos ligados à tradição e ao folclore, passando pela gastronomia, vestimentas e danças típicas, crenças, lendas e costumes, em um cenário que valoriza o simbólico e o imaginário local. Desde preparar um singelo bolinho de chuva, fazer o típico chimarrão e um carreteiro de charque até assar o original churrasco gaúcho, jogar truco e bocha, conhecer como se encilha um cavalo e é feita a tosquia de ovelha, o visitante e os próprios porto-alegrenses terão várias opções nas 10.217 vagas que estarão disponíveis.
 
O secretário municipal de Turismo definiu o Turismo de Galpão como o diferencial da capital gaúcha. “É um momento histórico para Porto Alegre e para o Rio Grande do Sul, pois todas as cidades sedes têm jogos e Fan Fest, nós temos tudo isso e o Acampamento Farroupilha, um evento genuíno que irá proporcionar aos turistas experiências culturais que só podem ser vivenciadas aqui”, afirmou Moraes, que destacou a parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e entidades tradicionalistas. Jacoby, salientou a expansão do projeto, que teve seu piloto em 2013. “O Turismo de Galpão traz uma característica nova ao Acampamento”, avaliou. Com a parceria entre Turismo e Cultura, o evento abre as portas dos galpões para o visitante como forma de disseminar a cultura gaúcha.
 
Galpão da Hospitalidade - Coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo, o Galpão da Hospitalidade se localiza próximo à entrada principal do Acampamento, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. O espaço será o ponto de referência do Turismo de Galpão dentro do Acampamento e centralizará as inscrições para as oficinas e as 12 edições das caminhadas guiadas que serão oferecidas. O Galpão da Hospitalidade terá espaço de convivência, serviço de informações turísticas e de recepção, e atividades culturais promovidas por municípios da Serra Gaúcha. Uma equipe de 21 pessoas atenderá no local diariamente, das 10h às 22h, incluindo recepcionistas com domínio em inglês, espanhol e francês.
 
Fazem parte do Turismo de Galpão também as Caminhadas Guiadas no Acampamento, com paradas em piquetes. Serão 12 edições, com 240 vagas, entre 14 de junho e 10 de julho, sempre e aos sábados, terças e quintas-feiras, com uma saída por dia. Turismo de Galpão é uma Iniciativa das secretarias municipais de Turismo, Cultura e Extraordinária da Copa, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha.

EXPERIÊNCIA PORTO ALEGRE
Caminho do Gol - Caminho preferencial de pedestres, parte do Centro Histórico pela avenida Borges de Medeiros, em direção ao estádio Beira-Rio, com 3,5 quilômetros de extensão. Nos cinco dias de jogos na Capital, terá atrações culturais, instalações consulares, alimentação e atendimentos em saúde, segurança e informações turísticas. 

Acampamento Farroupilha Extraordinário - Voltado para a divulgação das tradições e do folclore gaúchos durante a Copa, reunirá 86 piquetes, além de feira de artesanato indígena, demonstrações campeiras, área de convivência com palco de espetáculos, praça de alimentação e oficinas. Será realizado de 12 de junho a 13 de julho.

Fifa Fan Fest - Às margens do Guaíba, o Anfiteatro Pôr do Sol receberá ampla infraestrutura de atrações e serviços com capacidade para receber até 20 mil pessoas. O público aproveitará shows locais e nacionais, com mais de 60 atrações. O espaço será acessível a portadores de deficiência. Haverá praça de alimentação e atendimento especial para turistas.

Centro Aberto de Mídia - Uma parceria da Prefeitura com os governos estadual e federal, proporciona infraestrutura de trabalho para profissionais de imprensa não credenciados pela Fifa. O espaço tem banda larga e internet sem fio, estúdios de rádio e TV e televisores para transmissão dos jogos, além de banco de pautas e programação com entrevistas coletivas. Ficará aberto até 2 de julho.

Outras informações sobre programação e serviços de Porto Alegre durante a Copa:
PoA App: aplicativo em três idiomas, apresenta guia local com informações geolocalizadas. Pode ser baixado na App Store e na Google Play. 


copa2014.portoalegre.rs.gov.br 
facebook.com/PortoAlegre2014
twitter.com/poa2014oficial
 


/copa_2014
Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.