Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

15 de junho de 2014

Japonesas dançam, se vestem de prenda e andam a cavalo

Foto: Divulgação/PMPA
Estudantes japonesas Erika Tanaka e Narumi Ito visitaram o Acampamento
Estudantes japonesas Erika Tanaka e Narumi Ito visitaram o Acampamento
Foto: Divulgação/PMPA
Alunas do curso de Letras da Ufrgs, elas participaram de Danças de Invernada
Alunas do curso de Letras da Ufrgs, elas participaram de Danças de Invernada
Morando há quatro meses em Porto Alegre, as estudantes japonesas Erika Tanaka e Narumi Ito visitaram o Acampamento Farroupilha Extraordinário neste domingo, 15, com o objetivo de conhecer melhor a cultura gaúcha. No passeio, as jovens participaram de oficina de danças típicas, experimentaram vestidos de prenda e passearam a cavalo.
As alunas do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) participaram da Apresentação de Danças de Invernada, realizada pelo CTG Descedência Farrapa. Na atividade, a invernada mirim e xirú da entidade mostrou o Tatu de Castanholas, Chote de Quatro Passos, Maçanico, Caranguejo e Queromana. Encerrada a apresentação, foi a vez das visitantes arriscarem alguns passos. Encantada com as danças, Erika comentou que essa era a primeira vez que dançava o ritmo. “É muito bonito e divertido”, disse. Narumi completou: "No Japão, não se tem o costume de dançar junto, por isso é muito novo para nós".
Empolgadas com a experiência, as japonesas ainda tinham outros dois desejos para realizar no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia): colocar o vestido de prenda e andar a cavalo. O pedido referente à vestimenta foi atendido no DTG Morro da Tapera. Vestidas com a indumentária feminina, com direito a flores nos cabelos, posaram para fotos e aprenderam sobre a roupa. “Acho muito bonito o vestido assim, rodado. É tão diferente”, comentou Erika, que ainda brincou: "O meu é do Grêmio, é azul".
Já a cavalgada foi realizada no galpão da ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (ORCAV), onde foi recriada uma fazenda. Para Narumi, a visita ao Acampamento Farroupilha foi enriquecedora, pois veio ao Brasil estudar a cultura gaúcha. “Leio bastante sobre o gaúcho e suas tradições, mas estar aqui é ver a cultura viva. Eu quero me tornar gaúcha”, afirmou.
As oficinas do Turismo de Galpão prosseguem à noite, até as 20h. Danças gaúchas, preparo do carreteiro de charque, jogos campeiros, cordas de arreio, pinhão assado e jogo do osso são algumas das opções de aprendizagem oferecidas pelo projeto aos visitantes. A programação completa está disponível no portal www.portoalegrecriativa.info.
 
PRINCIPAIS EVENTOS | DOMINGO | 15 DE JUNHO

FIFA FAN FEST

Abertura dos portões: 
11h
Jogos
13h - Suíça x Equador
16h - França x Honduras - em Porto Alegre 
19h - Argentina x Bósnia

Shows
11h30 - Campeonato de Embaixadinhas
11h40 - Djs Delacroix e Agoria
15h05 - Léo Paim
18h05 - Belo - 1ª parte
22h05 - Belo - 2ª parte

ACAMPAMENTO FARROUPILHA | Parque Maurício Sirotsky Sobrinho - HarmoniaUm espaço único, de valorização das tradições, usos e costumes de um povo que tem características diferentes de outros lugares do Brasil. Confira as oficinas e atividades do Turismo de Galpão, clicando aqui
Horários de funcionamento:- De segunda a sexta-feira, das 10h às 22h.
- Nos finais de semana, das 10h às 2h da manhã.
- Dias de jogos em Porto Alegre, das 9h à meia-noite.

CAMINHO DO GOL
Trajeto de 3,5 quilômetros na Avenida Borges de Medeiros, com diversas programações culturais para entreter os torcedores que farão o deslocamento a pé até o Estádio Beira Rio ou para a FIFA Fan Fest. Confirma a programação, clicando aqui.
BRIQUE DA REDENÇÃOUm dos pontos mais tradicionais e visitados do Estado, o Brique funcionará das 9h às 18h, com bancas de artesanato, peças de arte e antiguidades, na avenida José Bonifácio, em frente ao Parque Farroupilha. 
  

/copa_2014 /turismo
Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.