Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

4 de junho de 2014

Atrações destacam a cultura gaúcha durante o Mundial

Foto: Luciano Lanes/PMPA
Roque Jacoby apresentou a programação cultural da cidade durante a Copa
Roque Jacoby apresentou a programação cultural da cidade durante a Copa
A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) preparou uma série de atrações para o público que visitará a capital gaúcha e para os moradores durante a Copa do Mundo. Um resumo sobre as atividades foi apresentado pelo secretário da Cultura, Roque Jacoby, durante entrevista coletiva realizada no Centro Integrado de Comando (Ceic) na tarde desta quarta-feira, 4. "Nossa cidade tem uma cultura vibrante e participativa, que estará visível a todos durante o Mundial", disse o secretário.

No Caminho do Gol, as atrações representam a diversidade cultural da cidade, com música, dança, circo e teatro, em cinco estações distribuídas ao longo de 3,5 quilômetros. A população mais distante do Centro Histórico também está contemplada com o projeto Viva Porto Alegre na Copa, que vai levar atrações culturais aos bairros Restinga, Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Bom Jesus e Rubem Berta. Moradores e turistas também poderão visitar o Acampamento Farroupilha, que reúne 86 piquetes com o mais expressivo da tradição gaúcha.

No período da Copa, a prefeitura abre os acervos das Pinacotecas Rubem Berta e Aldo Locatelli, com mostras representativas da produção local, nacional e internacional. No Cinema, a Sala P. F. Gastal programou uma exibição especial com películas representativas dos países que jogam na Capital. Também na Usina do Gasômetro, nas galerias dos Arcos e Lunara, está programada uma exposição sobre o tema.
 
Veja destaques da programação cultural:
 
Acampamento Farroupilha - As 86 entidades participantes do Acampamento Farroupilha Extraordinário estão em fase de montagem dos galpões, que deve ser concluída até 10 de junho. Todos os galpões serão construídos na área central, nas áreas 2, 3 e 4 e em parte da Fazendinha. O evento acontece de 12 de junho a 13 de julho, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho e contará com produtos e motivos relacionados a temas como o tradicionalismo, o Rio Grande do Sul, o churrasco e as comidas campeiras.
 
As atividades culturais e campeiras estarão abertas ao público em 11 de junho. Conforme o coordenador de Tradição e Folclore da Secretaria Municipal da Cultura, Giovane Tubino, as entidades envolvidas na organização do acampamento ainda estão definindo a programação cultural. Além das 86 entidades acampadas, o Acampamento terá feira de artesanato de índios, demonstrações campeiras e área de convivência com palco de espetáculos e praça de alimentação.
 
Infraestrutura - Foram executadas diversas melhorias no parque, como reparos nos drenos, colocação de saibro nos locais mais baixos e de brita nas ruas internas, com  rede elétrica adequada à demanda. Para esta edição, está sendo investido pelo município cerca de R$ 630 mil, além dos serviços dos demais órgãos como Dmae, Smic, DMLU e a Divisão de Iluminação Pública.
 
Mobilidade - O trânsito será feito através da avenida Loureiro da Silva, com entrada pela Augusto de Carvalho. O aceso ao parque se dará pela rua Fernando Caruso (rua dos tribunais) e a saída será pela rua lateral, entre a Câmara Municipal e a Receita Federal. As entradas pela  Edvaldo Pereira Paiva estarão fechadas, servindo apenas de rotas de emergência.
 
Cronograma - A abertura oficial será no dia 12 de junho, às 9h. Em dias de jogos locais, o funcionamento será das 9h à meia-noite. Nos sábados e domingos, o horário de fechamento passa para 2h da madrugada. Nos demais dias, o horário vai das 10h às 22h. O encerramento será às 24h do dia 13 de julho.
 
Viva a Copa em Porto Alegre | Exibições públicas dos jogos do Brasil - Os eventos ocorrerão em cinco regiões da cidade. Em cada jogo da Seleção Brasileira, dois locais receberão as apresentações culturais, com atrações regionais e nacionais, além da transmissão das partidas, em seis horas de programação. Atrações previstas são Banda da Saldanha, Vibração, Sandro Coelho, Swing Nativo, Zueira, Pagode do Dorinho, Novo Estima, MC Dino, MC Jean Paul, DJ Cassiá, entre outras, mais atrações locais e nacionais, com envolvimento do Orçamento Participativo de cada região. Além de democratizar o acesso às grandes transmissões, os eventos levarão aos bairros atrações culturais de valorização dos talentos locais. 
 
Datas e Locais – As comunidades vão receber os Jogos do Brasil da primeira fase: (12, 17 e 23 de junho). As demais datas serão definidas a partir da classificação da Seleção Brasileira.
Restinga – Esplanada da Restinga – Estrada João Antônio da Silveira s/nº - em frente à escola de samba Estado Maior da Restinga (12/06, 4 ou 05/07 12 ou 13/07)
Rubem Berta – Praça México (12/06, 28 ou 29/06, 12 ou 13/07)
Cruzeiro – Canteiro da Nova Tronco (17/06, 28 ou 29/06, 08 ou 09/07)
Bom Jesus – Praça da Juventude (17/06 e 23/06, 08 ou 09/07)
Lomba do Pinheiro – Centro Cultural – Estrada João de Oliveira Remião (23/06, 04 ou 05/07, 12 ou 13/07);
  
Atrações culturais no Caminho do Gol: Teatro de Rua, Circo, Música, Dança e apresentações de blocos e escolas de samba fazem parte das atrações do Caminho do Gol que funcionará nos cinco dias de jogos das 10h até duas horas após o término do jogo.
 
TEATRO DE RUA: Grupo Oigalê, Falos & Stercus, Homem do Gato, Zurba Fagundes 
CIRCO: Cia Atmosfera, Eduardo Toledo
MÚSICA: Bluegrass, Gaspo Harmônica, Bloco Afro Odomodê, Banda Marcial São João 
DANÇA: DTG (Departamento de Tradições Gaúchas) Lenço Colorado, Roda de Capoeira
BLOCOS E ESCOLAS DE SAMBA: Afro-Tchê, Bambas da Orgia, Banda da Saldanha, Kako Xavier e Tamborada, Caio Martinez e a Gafieira Elétrica, Festa do Ridículo


/copa_2014 /cultura
Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.