Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

29 de maio de 2014

Novo decreto altera regras para artistas de rua em SP


O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, assinou na última semana o decreto que regulamenta a lei 15.776/2013, sancionada em junho do ano passado, que trata das regras para apresentação de artistas de rua na cidade. O texto estabelece os horários e locais permitidos para as apresentações, os equipamentos que podem ser utilizados, as obrigações dos artistas e como será feita a fiscalização.
O novo texto substitui o Decreto 54.948, de 20 de março deste ano, muito criticado pelos artistas por exigir autorização prévia para as apresentações. O documento surgiu após pressão de comerciantes da Rua 25 de Março. Um dos principais problemas era que alguns camelôs estavam se passando por artesãos.
Agora, no caso dos artesãos, a exposição e a venda de produtos deverão respeitar os limites e as condições previstas na legislação sobre feiras de arte, artesanato e antiguidades. Um Grupo de Trabalho deve propor uma política municipal de artesanato, considerando a necessidade de regras específicas para sua atividade de rua. Esse grupo será composto por representantes do poder público e representantes da sociedade civil e tem prazo de 90 dias para a conclusão dos trabalhos.
Restrições - De acordo com o novo decreto, os artistas poderão se apresentar em ruas e parques da cidade, mas não poderão ficar em frente a guias rebaixadas, a portões de acesso a prédios, repartições públicas, residências, farmácias e hotéis. E não poderão obstruir acesso a hidrantes e válvulas de incêndio ou tampas de bueiros, por exemplo.
Também deverão respeitar algumas distâncias mínimas. Por exemplo, devem ficar a cinco metros de pontos de ônibus e de táxis, entradas e saídas de estações de metrô e trem, rodoviárias e aeroportos, além de hospitais e pronto-socorros e portões de estabelecimentos de ensino. Devem ficar a 20 metros das ruas onde há feiras de arte, artesanato e antiguidades. E, quando a atividade provoque qualquer tipo de emissão de som, devem ficar a 50 metros de hospitais, pronto-socorros e casas de saúde.
Os artistas poderão usar um palco para as suas apresentações. Quando as atividades forem feitas em suporte físico de até um metro de altura e de até um metro quadrado de área, e não houver a emissão de som, não precisa autorização da Subprefeitura. Quando os palcos forem maiores e emitirem ruídos, ou quando a apresentação tiver carro de som, é necessária a autorização da Subprefeitura e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
O decreto também determinada que os artistas podem ficar até quatro horas na rua ou no parque. Quando a apresentação tiver som, não pode ultrapassar as 22h. A fiscalização será feita pela Subprefeitura da área e pela GGM (Guarda Civil Municipal).
*Com informações dos sites da Prefeitura de São Paulo, do Estadão e da Folha Online