Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

14 de maio de 2014

Escola Preparatória de Dança é inaugurada e anuncia espetáculos

Foto: Willian Baldon/Divulgação PMPA
Jovens da rede municipal se apresentaram na cerimônia de lançamento Jovens da rede municipal se apresentaram na cerimônia de lançamento
Foto: Willian Baldon/Divulgação PMPA
Plateia assistiu a sapateado e passos de balé, de jazz e de dança de rua
Plateia assistiu a sapateado e passos de balé, de jazz e de dança de rua
O lançamento oficial e o anúncio de estreia da Escola Preparatória de Dança em palcos de duas importantes casas de espetáculos de Porto Alegre ocorreram na tarde desta quarta-feira, 14, no Centro Municipal de Educação em Dança, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Loureiro da Silva, no bairro Cristal. A primeira apresentação está agendada para 6 de outubro, no Teatro do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Um mês depois, os jovens talentos da rede municipal de ensino exibem-se no Teatro Renascença.     
Alunos das Emefs Vereador Martim Aranha e da própria José Loureiro, além de jovens bailarinos da recém-criada Escola Preparatória de Dança, apresentaram-se na solenidade. Passos de jazz, balé, sapateado americano e danças de rua e de salão causaram grande admiração na plateia, composta pela secretária municipal de educação, professora Cleci Maria Jurach, pela primeira-dama de Porto Alegre, Regina Becker, e pelo diretor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Silvio Capaverde.   
Após as apresentações, a diretora da Emef Loureiro da Silva, Patrícia Nobre, demonstrou alegria pelo colégio ter sido selecionado para sediar as primeiras ações da Escola Preparatória de Dança. A escolha deve-se à tradição da instiuição no universo da dança, que remonta ao início da década de 80. E completou: “Dançar é alegria. É poder expressar os anseios da alma e é uma forma de se lançar ao mundo.”
Persistência e saúde  - A ideia da Escola Preparatória de Dança e da Companhia Municipal de Dança, lembrou a primeira-dama Regina Becker, surgiu em 2012, durante a terceira edição da Escola Aberta em Dança, promovida pelo programa Escola Aberta da Smed. De lá para cá, os projetos se consolidaram através de esforços da Smed, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e do Gabinete da Primeira-Dama. “Dança é uma técnica que precisa ser praticada e apurada todos os dias. Requer persistência e, principalmente, distância das drogas e do álcool”, ressaltou. E concluiu: Todas as coisas que prejudicam o corpo e o domínio da musculatura devem ser evitadas.”
A secretária Cleci aproveitou a ocasião para anunciar que segunda unidade da Escola Preparatória de Dança terá sede no bairro Restinga, onde outro polo dedicado à expressão corporal está se fortalecendo. Ressaltou a importância da disciplina para aprimorar o talento. “O futuro dos jovens que estão se preparando aqui é ingressar na Companhia Municipal de Dança”, afirmou. E acrescentou: “Esse é um espaço de educação capaz de transformar a vida dos alunos.”
Neste primeiro semestre, a Escola Preparatória de Dança começou com 270 estudantes matriculados. O grupo estudará balé, sapateado americano, danças urbanas, folclore, além de história da dança e noções do corpo humano, informaram os coordenadores Débora Leal Vieira e Aírton Tomazzoni, que também trabalham na Companhia Municipal de Dança.
Ensaios – Aluna do 5º ano da Emef José Loureiro, Bárbara Farinha da Rosa, 10 anos, ensaia desde os cinco, nas oficinas do Escola Aberta. Além do prazer de dançar, Bárbara disse que os ensaios a ajudaram em sala de aula. “Desenvolvi minha concentração”, disse. A mãe Elis Regina confirmou o desempenho da filha: "É verdade."
Aliny Gomes da Silveira, 14, cursa o 9º ano da Emef José Loureiro. Há sete anos participa das oficinas do Escola Aberta. “Vou investitir na dança e me candidatar a uma vaga na Companhia Municipal”, anunciou. A coordenadora do Escola Aberta na Smed, Nara Melo Adolfo, ressaltou que a Escola Preparatória de Dança fomentará o aproveitamento de talentos desenvolvidos na rede.


/danca /ensino
Texto de: Adriano Santana
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.