Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

27 de maio de 2014

Copa 2014: Grafite leva cor e forma aos pilares do Aeromóvel

Foto: Joel Vargas/PMPA
Ação de grafitagem está colorindo entorno do Beira-Rio
Ação de grafitagem está colorindo entorno do Beira-Rio
Valorizar os espaços públicos e integrar os jovens através da arte urbana. É com este objetivo que prossegue a ação de grafite "Todos os Povos, Todas as Cores, Nossa Cultura", realizada pela Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Juventude (SMJ) em parceria com a União Estadual dos Estudantes (UEE) e executada pelo coletivo Urbanóide. O evento conta com o apoio da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) e da Secretaria Municipal de Gestão (SMGES).

A ação começou no último sábado, 24, na área externa da academia de samba Praiana, ao lado do estádio Beira-Rio. No domingo e na segunda-feira, os pilares do antigo Aeromóvel, na praça Júlio Mesquita, no Centro, foram banhados com formas e cores, provenientes da criatividade dos mais de 30 artistas do Estado e do país que participam do projeto. Durante esta semana os painéis na Praiana serão finalizados e colocados ao longo das avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Padre Cacique, na região do estádio Beira-Rio.

As ações não param por aí. No próximo fim de semana, será feita a grafitagem na segunda parte do Túnel da Conceição, no sentido Centro-Bairro. Na semana seguinte, será a vez do Terminal Triângulo, na zona norte da capital. No segundo semestre, os painéis utilizados na região do Beira-Rio serão exibidos em uma exposição itinerante nas universidades de Porto Alegre, integrando a 1ª Bienal da UEE.

Os grafiteiros que participam do projeto são os paulistas Lelin, Vespa e Graphis, que juntam-se aos mineiros Hyper, Ed Mun e Fhero. Também estão presentes os gaúchos Allan, Paçoka, Alvo, Peixe, Mon, True, Mari, Jamaikah, Lidia, Grazi, Bizzaro, Lucas-NLC, Turski, Sant, Trampo, Flipmen, Jasom, Bart, Minhoca, Pedrão, Ceaga, Chambinho, Erick, Maick, Primo, Floko, Michel, Porcão, Ana, Kuka, TR, Sabrina, Hauli, HP e Niggaz.

A curadoria é de Lucas Anão, do coletivo Urbanoide, e Leopoldo Costanzo, ambos participantes da ação de grafite no Túnel da Conceição, em março deste ano.
Texto de: Rômulo Fernades
Edição de: Angela Silveira Bortolotto
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.