Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

17 de maio de 2014

7ª Festa Literária de Porto Alegre – FestiPoa Literária acontece de 19 a 25 de maio


O evento nesta edição homenageia o escritor Marcelino Freire
7ª edição da Festa Literária de Porto Alegre – FestiPoa Literária inicia no dia 19 de maio e homenageia Marcelino Freire, escritor pernambucano radicado em São Paulo. A ficcionista e jornalista Cíntia Moscovich desempenhará o papel de escritora-anfitriã ao longo dos sete dias da festa literária.
Ao longo de 7 dias, a Festa Literária apresenta uma programação artística variada, concedendo espaço tanto a escritores consagrados, quanto a autores da nova geração, e oferecendo ao público leitor atividades gratuitas – palestras, debates, oficinas e cursos. Entre os mais de sessenta convidados, destaque para Marcelino Freire, Altair Martins, Cíntia Moscovich, João Silvério Trevisan, José Luis Peixoto, Helene Hegemann, Cláudia Tajes, Lourenço Mutarelli, Fausto Fawcett, Paulo Scott, Carol Bensimon, Zé Adão Barbosa, Fabiana Cozza, Miró da Muribeca e Sérgio Vaz.
“A FestiPoa Literária deste ano reafirma sua intenção de colaborar com o debate e a reflexão acerca da produção literária contemporânea e de chamar a atenção para a importância da leitura de literatura”, afirma Fernando Ramos, idealizador do evento.
Reforçando parcerias com instituições, pontos de cultura e ONGs, com a finalidade de difundir mais efetivamente a leitura de literatura para além dos circuitos literários estabelecidos, a partir desta edição, a FestiPoa Literária passa a contar com a parceria e o apoio da Alice – Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação na realização tanto da festa literária em si quanto de ações formativas e artísticas, como, por exemplo, o lançamento da “Coletânea Boca de rua”, que acontecerá no dia 25 de maio, e a produção do 1º Festival de artes gráficas e ilustração de Porto Alegre, “Risco”, a acontecer em início de setembro.
Leituras, lançamentos de livros, oficinas, cursos, debates, shows, saraus, concurso literário, performances: tudo realizado para colocar a literatura no centro das atenções, com a participação de dezenas de escritores e artistas convidados. Grande parte dos autores convidados trabalha como tema de seus livros a problemática da condição turbulenta e complexa das cidades brasileiras, assunto que norteou algumas linhas da programação, segundo a curadoria do evento. As atividades acontecerão em vários pontos da cidade: Instituto Goethe, Palavraria, Casa de Cultura Mario Quintana, Bamboletras, Sintrajufe-RS, Espaço Cultural 512, Casa de Teatro, Café Fon Fon e Bar Ocidente.
7ª edição da Festa Literária de Porto Alegre – FestiPoa Literária, cuja idealização e produção é de Fernando Ramos, editor do jornal Vaia, é patrocinada pela Secretaria de Estado da Cultura, Casa de Cultura Mario Quintana, Caixa Econômica Federal e possui apoio cultural de Instituto Goethe, Sintrajufe-RS e Itaú Cultural. A co-realização é da Alice – Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação.
Toda programação do evento tem entrada franca e pode ser acessada no site www.festipoaliteraria.netOs leitores de outras cidades terão oportunidade de acompanhar parte da programação, nos dias 19 e 20, ao vivo pela web, via streaming na página da festa.
Concurso literário autor estreante – Categoria “Poesia”
A Festa Literária de Porto Alegre – FestiPoa Literária e a editora Modelo de nuvem trabalham para promover a literatura produzida por novos escritores e escritoras nacionais. O concurso Poeta estreante convida escritores de todo o país a enviarem seu livro inédito de poemas. O livro deve ser inédito, ou seja, não pode ter publicado por nenhuma editora até a data da inscrição, e deve possuir de dez (10) a quarenta (40) poemas. A FestiPoa Literária e a Modelo de nuvem buscam publicar a obra de estréia do/a poeta concorrente.
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até o dia 30 de julho de 2014. Regulamento e informações detalhadas podem ser obtidos pelo email festipoaliteraria@gmail.com
                           
FestiPoa Literária na web:
www.festipoaliteraria.net
http://festipoaliteraria.blogspot.com
facebook/festipoa
twitter/festipoa