Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

21 de maio de 2014

2º Hanamatsuri Porto Alegre e Festival de Paz - edição 2014

 


 

Porto Alegre Recebe o 2º Hanamatsuri e Festival da Paz na Usina do Gasômetro, dias 24 e 25/5

 

- Diversidade, Qualidade de Vida, Meio Ambiente, Não-violência e Proteção dos Animais são alguns dos temas que permeiam o evento

 - Solenidade de abertura acontece no sábado, às 10h, reunindo líderes religiosos, autoridades e a comunidade 

- Com programação gratuita, terá oficinas, workshops, artesanato, meditação, desfile e concurso de Cosplay, gastronomia, entre outros, além do tradicional Kanbutsu-e, banho no Pequeno Buda

 

           Organizado pela Jisui Zendô – Sanga Águas da Compaixão, tendo a colaboração de grupos budistas de diferentes tradições e do Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre, o 2º HANAMATSURI E FESTIVAL DA PAZ 2014 acontece nos dias 24 e 25 de maio (sábado e domingo), na Usina do Gasômetro, das 10h às 19h. A solenidade de abertura ocorrerá às 10h do sábado, reunindo líderes religiosos, autoridades e a comunidade. Toda a programação tem entrada franca. 

           O Hanamatsuri e Festival da Paz 2014 propõe a união e a promoção de uma cultura de paz, respeito aos direitos humanos, ao meio-ambiente e cultivo de uma visão multiétnica, pluricultural e inter-religiosa. Temas como: Diversidade e Inclusão Social, Bem Estar e Qualidade de Vida da Pessoa, Meio Ambiente e Proteção dos Animais, Não-violência e Políticas Sociais, Diversidade étnica e cultural, Convivência e bem-estar Urbano e inter-religiosidade e Ensinamentos Budistas permeiam toda a programação. 

           Celebrado em diversos lugares do mundo, como Japão, Coréia, Índia, Nepal, Europa e Estados Unidos, o Hanamatsuri (Festival das Flores ou Vesak) é uma festividade na qual se comemora o nascimento do fundador histórico do Budismo. "Trata-se de sentir e refletir profundamente a respeito de nossa condição como seres humanos e como podemos viver em sociedade de forma mais justa, igualitária e harmônica. Afinal, é isso que todos nós desejamos, pois desejar coisas boas é salutar", reflete a Monja Isshin, uma das idealizadoras do evento. 

           Esta será a segunda vez que o Hanamatsuri e Festival da Paz é comemorado em Porto Alegre, que reuniu cerca de 10 mil pessoas na primeira edição, em 2012, ano em que a Presidente Dilma Roussef instituiu o Dia do Aniversário do Buda Shakyamuni e o incluiu no Calendário Oficial de Datas e Eventos Brasileiro. No Brasil, o Hanamatsuri vem sendo celebrado em São Paulo há 47 anos, em Florianópolis (SC), desde 2011, e em Curitiba (PR), desde 2005.

 

Programação

            Através de uma extensa programação gratuita, começando com a solenidade de abertura e Kanbutsu-e, o tradicional cerimônia de banho de chá no Pequeno Buda, no sábado pela manhã, o qual se repetirá também no domingo. Haverá também palestras, oficinas, espaço para meditação, workshops, exposições de artesanato, animes, card games e moda japonesa, incluindo o desfile e o concurso de Cosplay, além de apresentações de dança, música, artes marciais e muito mais.

            A comunidade é incentivada a participar em todas as atividades, principalmente nas que se relacionam com a cidade, tais como: o passeio ciclístico Pedalando pela Paz, o abraço ao Guaíba e o espaço para crianças, com programação da ONG Grupo Cataventos. Igualmente, a Feira Hanamatsuri acontece no andar térreo da Usina. São 40 estandes comerciais, terapêuticos e institucionais, além do espaço expositivo (mezanino) e um permanente espaço gastronômico no pátio da Usina.

            Uma das novidades do Hanamatsuri e Festival da Paz é o Desfile e Concurso de Cosplay, que acontecerão no palco localizado no pátio da Usina do Gasômetro, sendo o desfile no sábado   (17h30 às 19h) e o concurso no domingo (15h às 16h). Com a temática da Paz, tem como objetivo trazer ao evento um desfile que agrega valores essenciais à proposta do Hanamatsuri, que é a participação do jovem, uma vez que este é a esperança de um futuro com Paz. No Desfile, poderão se apresentar participantes com quaisquer personagens de Anime, Tokusatsu, Live-Action, Moda Japonesa (Visual Key, Lolita, Gothic Lolita, Decora, Gyaru e as ramificações desse estilo, Mori Girl, Shironuri, Seifuku, entre outros), de Game ou super-heróis ocidentais (Comics). No Concurso, personagens de Anime, Tokusatsu e Live-Action com os personagens de Games. Os eventos contam com o apoio e patrocínio da Minha Marcka Creations/Anime Sul. 

            O Hanamatsuri tem caráter essencialmente sociocultural. O objetivo é promover ações, valores e atitudes associados ao respeito à vida e a diversidade étnica, cultural e religiosa Conforme a Monja Isshin, a ideia central é "promover um encontro criativo e interativo entre as culturas japonesa, tibetana, chinesa, indígena, negra, gaúcha e latino-americana. Nossa intenção é compartilhar e unir consciências em torno deste projeto que é o Hanamatsuri". 

 

SERVIÇO

O QUÊ:  2º Hanamatsuri e Festival da Paz na Usina do Gasômetro - Edição Ano 2014

QUANDO: 24 e 25 de maio, sábado e domingo

LOCAL: Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551 - Centro, Porto Alegre)

HORÁRIO: das 10h às 19h

COMO: ENTRADA FRANCA

 

 

 

Destaques da Programação

 

 

SÁBADO

 

Cerimônias:

10h - Solenidade de abertura + Cortejo Hanamido das crianças com o Pequeno Buda + Cerimônia religosa Gotan-e (celebração do nascimento de Buda e benções para o evento) + Danças de celebração: dança do leão, danças tradicionais japonesas e Bon Odori com participação de público.

Local: Pátio da Usina do Gasômetro.

 

13h às 19h - Kanbutsu-e (banho no Pequeno Buda) aberto ao público.

Local: Térreo da Usina do Gasômetro.

 

Meditação:

13h30 às 19h- Junto ao Kanbutsu-e (banho no Pequeno Buda), haverá um espaço para práticas meditativas silenciosas, de acordo com a crença de cada um, além de duas oficinas de meditação.

Local: Térreo da Usina do Gasômetro

 

Palestras:

Local: Mezanino da Usina do Gasômetro

 

Tema: Diversidade e Inclusão Social

13h – "Artes Marciais como Prática Inclusiva" - Palestrante: Sensei Paulo Roberto da Silva Machado - 4º dan de karate shotokan da Federação Gaúcha de Karate (FGK), através da Associação de Karatê Paulo Machado (AKPM), de Cachoeira do Sul. + "Acessibilidade em Rodas: Aventura, Turismo e Educação Ambiental para todos" - Palestrante: Rotechild Prestes, presidente a ONG Caminhadores RS - instituição criada com o objetivo de oportunizar às pessoas com deficiência a prática do Ecoturismo e a educação ambiental, tirando-as assim da exclusão social e, por conseqüência, despertando o seu interesse na preservação do meio ambiente.

 

Tema: Bem Estar e Qualidade de Vida da Pessoa

14h30 "Meditação na Psicoterapia e como Caminho Espiritual". Palestrantes: Daniela D. Sopezki - psicologa com Especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais e Instrutora de Tantra Yoga. A Iniciativa Mindfulness é um método desvinculado de um contexto religioso, podendo ser aplicado a qualquer pessoa que sofra de stress, independentemente da sua cultura, religião, ou sistema de crenças.

+

Isshin Havens Sensei -  missionária do Soto Zen Japonês na América do Sul e orientadora da Comunidade Soto Zen do Sul. Membro do Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre e do Comitê Estadual de Diversidade Religioso da Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos de Rio Grande do Sul, palestrante da Universidade Falada e colaboradora da Unipaz-Sul. Autora do livro "A Vida Compassiva 1: Compaixão" e de artigos publicados em revistas, também escreve em blogs. Colaborou com pesquisas sobre os efeitos da meditação para idosos com hipertensão leve na UNIFESP (Faculdade de Medicina - Universidade Federal de São Paulo) - experiência que deu origem à alguns dos projetos sociais como ensinar a meditação a grupos "especiais" como idosos, doentes crônicos, deficientes físicos e crianças.

 

Tema: Não-violência e Políticas Sociais

16h – "15 anos Atuando na Prevenção ao Abandono na Infância". Palestrante: Rosi Prigol - Presidente do Instituto Amigos de Lucas - organização não-governamental, que trabalha pela garantia do direito que toda a criança tem de viver em família. Cadastra pessoas interessadas em adoção e coordena o Grupo de Apoio ao Apadrinhamento Afetivo, com participação aberta à comunidade.

+

"Não-violência no Esporte". Palestrante: Prof. Amilco Diamantino Pereira Neto, coordenador da Gerência de Futebol da Secretaria Municipal de Esporte.

 

 

Tema: Meio Ambiente e Proteção dos Animais

 17h30 – "Compartilhando Experiências: Comunicação, Educação Ambiental e Engajamento Social". Fundação Gaia Legado Lutzenberger, por Alexandre de Freitas. Reciclage e Radio Verde, por Caco Schuck Rocha. ONG 101 Viralatas, por Aline Orestes Vieira.

 

Oficinas:

13h30 às 14h30 -"Contato com a essência através da voz" com Maria Beatriz Noll.

14h30 às 16h - "Comunicação não-violenta" com José Benetti -16h30 às 17h30 - Artes Marcias - Karatê

18h às 19h - Meditação, com praticantes do Centro Budista Caminho do Diamante

Local: Sala 502 - 5º andar da Usina do Gasômetro.

 

Workshops:

14h30 às 15h30 - Origami, com Tomoko Sensei (Memorial da Imigração e Cultura Japonesa-UFRGS)

15h30 às 16h30 - Origami para crianças, com Yurie Fuke (Memorial da Imigração e Cultura Japonesa-UFRGS)

17h30 às 18h30 - Mandalas em fio, com Suzana Macedo

Local: Térreo da Usina do Gasômetro.

 

Apresentações no palco:

13h30 - Artes Marcias - Kempô (Sensei Izidoro) e Iai Dô (Sensei Furusho)

14h30 - Shakuhachi (flauta zen budista) com Henrique Elias Sulzbacher e Thiago Anjin no violão e koto

15h - Artes Marciais - Karatê (Sensei Nélson) e Kendô (Sensei Furusho)

16h - SARASVATI (Grupo de Mantras Indianos)

17h - OGEN SHAK - O Som do Tibet

17h30 às 19h - Desfile de Cosplay

Local: Palco no pátio ao lado da Usina do Gasômetro.

 

EVENTO: Abraço ao Guaíba

16h - A Associação Gaúcha de Proteção do Ambiente Natural (Agapan) promove um abraço simbólico ao Guaíba. A intenção é celebrar a importância que o Guaíba tem para a cidade, demonstrar que a população está atenta a sua preservação e deseja uma melhor integração entre a orla do rio e a cidade de Porto Alegre.

Local: Térreo da Usina do Gasômetro 

 

EVENTO: Desfile de Cosplay

17h30 às 19h - Local: Pátio/Palco

 

Espaço Kids:

Durante todo Hanamatsuri haverá um espaço destinado às crianças, sob a coordenação do Grupo Cataventus, ONG cuja atividade principal é a contação de histórias. Teremos contação de histórias, jogos educativos (feitos com material reaproveitado) à disposição do público durante todo tempo do evento. Em horários determinados teremos oficinas de brinquedos, onde potinhos, CDs, tampinhas coloridas se transformarão em brinquedos e jogos divertidos.

Local: Térreo

14h30 - Bonecos e bichinhos com Prof Pardal (público em geral)

15h - "Balangandan" com Meg Borba (crianças até 5 anos)

16h - Bonecos e bichinhos com Prof Pardal (público em geral)

16h30 - Peão com CD com Meg Borba  (crianças até 10 anos)

17h - Leitura do livro "A Jornada de Tarô", de Saikawa Roshi 

 

DOMINGO

 

EVENTO: "Pedalando Pela Paz" - Passeio Ciclístico

Concentração às 10h - Saída às 10h30 (ao lado da chaminé da Usina)

Duração do passeio: aproximadamente 90 minutos

Trajeto: Usina do Gasômetro – Parque Farroupilha (visitando o Recanto Oriental) – Usina do Gasômetro

 

Cerimônia:

10h30 às 17h - Kanbutsu-e (banho no Pequeno Buda) aberto ao público.

Local: Térreo da Usina do Gasômetro. 

 

Meditação:

10h30 às 17h30.- Junto ao Kanbutsu-e (banho no Pequeno Buda), haverá um espaço para práticas meditativas silenciosas, de acordo com a crença de cada um, além de duas oficinas de meditação.

Local: Térreo da Usina do Gasômetro

 

Palestras:

 

Tema: Diversidade étnica e cultural

10h30 - "Um Olhar entre Mundos - Visão Multiétnica". Paletrante: Liana Utinguassú - de ascendência Guarani, desenvolve há mais de 20 anos intercâmbio com diferentes etnias no Brasil e Américas. Servidora/Presidente da oscip Yvy Kuraxo (Organização focada nas questões Indígenas - visão multiétnica). Escritora e palestrante nas áreas humanas atua como focalizadora em atividades de abordagem Multiétnica, Multiculturais e Terapias complementares.

+

"Congregar identidades e culturas negras em movimento". Palestrante: José Antônio dos Santos

Doutor em história, trabalha no Departamento de Educação e Desenvolvimento Social, da Pró-Reitoria de Extensão - UFRGS, onde desenvolve ensino, extensão e pesquisa sobre os temas da história e da cultura afro-brasileira e africana.

 

Tema: Convivência e bem-estar Urbano

13h30 - "Pedalando Pela Paz"*. Palestrantes: Marcelo Sgarbossa - Coletivo Cidade mais Humana, Rosaura Monteiro Pinheiro (Pedala Porto Alegre), Letícia Cecagno (Pedalada Cantante).

 

Tema: inter-religiosidade e Ensinamentos Budistas

15h - "Diálogo Inter-religioso". Apresentação da visão e das ações de cultura de paz de diferentes tradições religiosas

 

16h30 - "Pacificando o Coração". Palestrante: Chagdud Khadro (Chagdud Gonpa Brasil) - Em 1977, o trabalho de Chagdud Khadro como escritora a levou à região dos Himalaias. O contato com o budismo a conduziu ao encontro daquele que se tornaria seu professor principal, S. Emª. Chagdud Tulku Rinpoche. Logo eles se mudaram para os Estados Unidos, onde se casaram em 1979. Durantes os 23 anos que passaram juntos, Rinpoche ofereceu a Chagdud Khadro constante treinamento nos ensinamentos e práticas do budismo tibetano. Em 1997, depois de ser ordenada como lama, Rinpoche a investiu como a futura diretora espiritual do Chagdud Gonpa na América Latina. Desde a morte de Chagdud Rinpoche, em 2002, Khadro viaja pelas Américas, Europa e Austrália oferecendo ensinamentos e iniciações.

 

Oficinas:

11h às 12h - Danças Circulares Sagradas, com Margarita Delia Mouriño

15h às 16h - Consciência Corporal e Dança do Ventre, com Anneh Gawasy

16h às 17h - Meditação Mindfullness, com Daniela Sopezki

Local: Sala 502 - 5º andar da Usina do Gasômetro.

 

Workshops:

15h às 16h - Montagem de objetos de madeira para crianças

16h30 às 17h30 - Shodô: Caligrafia japonesa, com Tomoko Sensei (Memorial da Imigração e Cultura Japonesa-UFRGS)

Local: Térreo da Usina do Gasômetro.

 

Apresentações no palco:

11h - Danças tradicionais japonesas (Associação Fujinkai de Porto Alegre)

12h - Artes Marciais - Hapkido e Haedong Kumdo

13h30 - Gandharvas Mantras

14h - Artes Marciais - Iai Do (Sensei Mário) e Kendô (Sensei Mário)

15h - Concurso de Cosplay

16h - Coral do CECUNE (Centro Ecumênico de Cultura Negra)

17h30 - Banda Aurea

18h30 - POCKET SHOW de encerramento com a banda DARMA LOVERS

Local: Palco no pátio ao lado da Usina do Gasômetro.

 

Espaço Kids:

 

Durante todo Hanamatsuri haverá um espaço destinado às crianças, sob a coordenação do Grupo Cataventus, ONG cuja atividade principal é a contação de histórias. Teremos contação de histórias, jogos educativos (feitos com material reaproveitado) à disposição do público durante todo tempo do evento. Em horários determinados teremos oficinas de brinquedos, onde potinhos, CDs, tampinhas coloridas se transformarão em brinquedos e jogos divertidos.

Local: Térreo

11h - Jogos com material reaproveitado com Erica Mylius (público em geral)

14h - "Balangandan" com Meg Borba (para crianças até 5 anos)

15h - Jogos com material reaproveitado com Erica Mylius (público em geral)

16h30 - Peão com CD  com Meg Borba (para crianças até 10 anos)

17h - Leitura do livro "A Jornada de Tarô", de Saikawa Roshi

 

 

EVENTO: Concurso de Cosplay

15 às 16h - Local: Pátio/Palco

 

 

DURANTE O HANAMATSURI

 

Feira Hanamatsuri:

Estandes Comerciais, Terapêuticos e Institucionais

Local: Térreo

 

Estandes de Gastronomia:

Local: Pátio

 

 

 

OUTRAS ATRAÇÕES acesse:

www.hanamatsuripoa.com.br

www.facebook.com/hanamatsuripoa

 

Conheça a Sanga Águas da Compaixão:

http://aguasdacompaixao.wordpress.com/



--
Leocádia Costa
Comunicação/ Imprensa 
2º Hanamatsuri e Festival da Paz Porto Alegre 2014
TIM (51) 8115.0922