Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

15 de abril de 2014

Festival Internacional de Teatro de Rua começa no domingo

Foto: Divulgação/PMPA
Serão 27 espetáculos apresentados por 24 companhias nos bairros da cidade Serão 27 espetáculos apresentados por 24 companhias nos bairros da cidade
Foto: Divulgação/PMPA
Uma das atrações é o grupo francês Generik Vapeur, com “Bivoac”
Uma das atrações é o grupo francês Generik Vapeur, com “Bivoac”
Começa neste domingo, 20, a 6ª edição do Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre. Considerado o mais significativo festival do gênero no país, o festival vai até o dia 29 de abril e reunirá grupos como o Générik Vampeur, da França, e Roger Bernat, da Espanha, além de consagrados grupos brasileiros.
Além da programação teatral, o festival terá ainda uma série de oficinas de formação, uma Rodada de Negócios e um seminário com a presença de artistas internacionais (veja toda a programação em links abaixo).
Entre as atrações desta edição, o grupo francês Generik Vapeur, com a montagem “Bivoac”, e o artista catalão Roger Bernat, com o espetáculo “A Sagração da Primavera”. Do Brasil, destacam-se dois grupos de Goiânia: o Teatro que Roda, com “Das saborosas aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu fiel escudeiro Sancho Pança" e “Macunaíma”; e o Teatro Nu Escuro, com “Gato Negro". De Brasília, a Cia de Teatro Andaime, com “Serpentes que Fumam”; de Itajaí o grupo Eranos – Círculo de Arte, com “Ronin luz e sombra”. Os grupos do Rio Grande do Sul têm forte presença no festival com as apresentações do Ói nóis aqui traveiz e a performance “Onde? Ação Nr. 2”; e os grupos A Cambada de Teatro Levanta Favela, Oigalê e Povo da Rua.
No total, serão 24 companhias teatrais, com 27 espetáculos (dois internacionais, oito nacionais e 17 regionais), realizando 61 apresentações em 28 bairros de Porto Alegre, nas 17 regiões do Orçamento Participativo. O Festival oferece ao público diversidade de linguagens teatrais de rua, possibilitando trocas entre artistas, discussões, debates e inúmeras atividades formativas, além de apresentações em espaços abertos, parques e pontos de cultura. Os objetivos são estimular a reflexão e desafiar posturas e posicionamentos estabelecidos, abrindo espaço para diálogos francos sobre a produção teatral contemporânea e sua relação com o espaço público. 
A realização do 6° Festival de teatro de Rua de Porto Alegre é do Centro de Pesquisa Teatral do Ator e da Associação Rede do Circo das Artes, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, patrocínios da Petrobras, Eletrobras/Eletrosul e Timac Agro. Conta com o apoio cultural do Sesc/RS e da Secretaria Municipal da Cultura.
O festival - É o principal evento do gênero no Brasil. Até esta edição, foram realizadas 180 apresentações, por 68 grupos de artes cênicas de rua, entre eles os principais grupos do Brasil. Esta sexta edição recebeu um total de 300 inscrições, de 22 estados e de 11 países. A curadoria de seleção foi composta pelo coordenador e diretor artístico Alexandre Vargas, pelo consultor cultural Marcelo Bones (MG) e pela Coordenação de Artes Cênicas da Secretaria da Cultura.


/teatro
Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.