Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

10 de abril de 2014

Definida estrutura do Acampamento da Copa

Foto: Vanessa Silva/PMPA
Qualidade dos projetos culturais definiram a escolhas dos participantes
Qualidade dos projetos culturais definiram a escolhas dos participantes
Já estão confirmados os 86 piquetes que participarão do Acampamento Extraordinário da Copa 2014. O evento acontece entre os dias 12 de junho e 13 de julho no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. A estrutura será menor que o Farroupilha, mas contará com produtos e motivos relacionados a temas como o tradicionalismo, o Rio Grande do Sul, o churrasco e as comidas campeiras.  A montagem do acampamento será iniciada no dia 23 de maio e as atividades culturais e campeiras estarão abertas ao público em 11 de junho. Conforme o  coordenador de Tradição e Folclore da Secretaria da Cultura, Giovane Tubino, as entidades envolvidas na organização do acampamento ainda estão definindo a programação cultural.

Qualificação - A escolha dos piquetes se deu pela qualidade dos projetos culturais apresentados pelas entidades nos anos de 2011, 2012 e 2013. Mesmo assim, os piquetes e entidades tradicionalistas participantes receberão cursos de qualificação promovidos pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Turismo. A qualificação será dividida em cinco módulos: bem receber, segurança alimentar, gestão ambiental, segurança do visitante e formação do gaúcho. 

Turismo de Galpão - O Turismo de Galpão, realizado pelas secretarias municipais de Turismo (SMTUR), Cultura (SMC) e da Copa (Secopa), em parceria com a 1ª Região Tradicionalista e a Fundação Cultural Gaúcha, tem por objetivo aproximar os visitantes das tradições gaúchas e do ambiente dos galpões no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). O projeto tem por base o conceito do Turismo Criativo, que consiste em oferecer aos turistas experiências de aprendizagem em oficinas e cursos de pequena duração que tenham como conteúdo temas característicos da cultura do lugar visitado.

O Acampamento – O evento será no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho e além das 86 entidades acampadas, contará com feira de artesanato de índios, demonstrações campeiras e área de convivência com palco de espetáculos e praça de alimentação.  A montagem das estruturas administrativas iniciam no dia 5 de maio e os piquetes estão liberados a partir de  23 de maio.

A abertura oficial será no dia 12 de junho às 9h. Em dias de jogos locais o funcionamento será das 9h a meia-noite. Nos sábados e domingos o horário de fechamento passa para as 2h da madrugada e nos demais dias o horário vai das 10h às 22 horas. O encerramento será às 24h do dia 13 de julho.

Veja Aqui a Lista completa das Entidades Participantes




/acampamento_farroupilha /copa_2014
Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.