Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

28 de março de 2014

Parceria com Renato Borghetti oferece curso de gaita a estudantes


Foto: Bruno Teixeira/Divulgação PMPA
Alunos têm aulas teóricas e práticas duas vezes por semana
Alunos têm aulas teóricas e práticas duas vezes por semana
Ocorrerá nesta quarta-feira, 26, às 15h30, o lançamento do projeto Fábrica de Gaiteiros. A aula especial celebra a formalização do convênio entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed), Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA) e o Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música. O evento será realizado no auditório da Smed e integra a Programação do Aniversário de Porto Alegre. Participarão da solenidade o músico Renato Borghetti, colaborador e responsável pela doação das gaitas para o projeto, o prefeito José Fortunati e a secretária de Educação Cleci Maria Jurach.  Na ocasião, os alunos do projeto se apresentarão ao público. 

A oficina realiza atividades desde setembro de 2013. Atualmente conta com 11 alunos. Duas vezes por semana os jovens aprendem noções teóricas e práticas de gaita-ponto. Foram oferecidas duas gaitas-ponto artesanais, fabricadas e doadas pelo Instituto Renato Borghetti.  A Fábrica de Gaiteiros é uma ação ligada ao Programa Cidade Escola.
Cidade Escola – Desenvolvido pela prefeitura, por meio da Smed, o programa conta com recursos financeiros municipais, além de aporte do governo federal. Trata-se de iniciativa que atende, em tempo integral, estudantes com oferta de atividades complementares, sob responsabilidade de professores da rede municipal de ensino e de instituições conveniadas, realizando atendimento nas próprias escolas ou em sedes de instituições. Abrange também a ampliação da jornada escolar, a diversificação do currículo com oferta de atividades no turno inverso e o investimento de recursos financeiros para consolidação da educação integral como política pública.

Texto de: Bruno Teixeira (estagiário/Smed) - Supervisão: Adriano Santana
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.