Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

14 de março de 2014

Anunciada implantação de biblioteca comunitária

 

E O PLANO DE CULTURA NADA: PORQUE??

14/03/2014 10:50:19

O comitê-gestor do Plano Municipal do Livro e Leitura (PMLL) de Porto Alegre anunciou nesta quinta-feira em reunião na Secretaria da Cultura, o primeiro grande investimento: a implantação da primeira Casa da Leitura da capital, a Biblioteca Comunitária do Arquipélago, situada na Ilha Grande dos Marinheiros. Com início das atividades previsto para meados de maio, o espaço entrará em reforma este mês e o acervo inicial começa a ser escolhido e adquirido.

Implementado pela ONG Cirandar, instituição formadora do projeto Redes de Leitura de Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre, o espaço cultural contará com amplo acervo de obras adquiridas especialmente para o local e com especial atenção ao trabalho de autores gaúchos, infraestrutura completa e equipe especializada em arte e educação popular, composta também por membros da comunidade.

A biblioteca funcionará junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Ilha Grande dos Marinheiros e próxima à Escola de Educação Infantil e ao Posto de Saúde local. O projeto também conta com o apoio da Secretaria de Governança Local e contempla o objetivo de trabalhar pela promoção do acesso ao livro e à formação de leitores, focada em ações de cidadania, inclusão social e desenvolvimento humano. Além disso, o projeto vai ao encontro de uma demanda apontada pela comunidade durante as reuniões do Orçamento Participativo: a cultura.

Além da Biblioteca Comunitária do Arquipélago, o plano vem apoiando o projeto Baú de Histórias Era Uma Vez, da Secretaria de Educação, no qual baús itinerantes percorrem escolas de educação infantil conveniadas. Este ano, a grande novidade é a inclusão de mais um baú que percorrerá os corredores do Hospital da Criança Santo Antônio, da Santa Casa de Porto Alegre com obras direcionadas a todas as idades e busca oferecer uma opção de distração àqueles que enfrentam problemas graves de saúde ou acompanham seus familiares e amigos.

ONG Cirandar - A Ong Cirandar (Centro de Integração de Redes Sociais e Culturas Locais) trabalha desde 2008 junto a bibliotecas comunitárias de associações comunitárias e instituições sociais, situadas principalmente em comunidades carentes de Porto Alegre. O Centro  é responsável pelo acompanhamento técnico e formação de educadores e gestores, pelo aprimoramento do trabalho através de encontros de formação, cursos, seminários, saraus, encontros com escritores e visitas técnicas, e pela aplicação, análise e sistematização de instrumentos de monitoramento e avaliação.


/cultura

Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.