Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

27 de fevereiro de 2014

Os jurados do Grupo Especial para 2014


 
Foto: Luciano Lanes, PMPA

Definido há dias, o júri que analisará as escolas do Grupo Especial no Carnaval de 2014 foi divulgado pela Rádio Gaúcha. O grupo tem praticamente 50% de sua composição com nomes que já julgaram os desfiles do ano passado e a outra metade com novos nomes.

A grande novidade deste ano é que aumentou um jurado por quesito, já que uma das notas, a mais baixa, será descartada do cômputo geral de cada agremiação durante a apuração.

Quanto aos jurados dos grupos A e de Acesso, o grupo também está em fase final de formatação e será divulgado logo.

BATERIA
Paulinho da Lins — Atuou como mestre de bateria das escolas Lins Imperial, Santa Cruz, Salgueiro e Acadêmicos do Sossego. Como músico, tocou com Alcione e com as bandas Samba Extra Samba, Puro Sumo da Raiz e Maravilh Samba Show. Já foi jurado em Uruguaiana, Porto Alegre e Três Rios.
Gilson de Souza — Já atuou como mestre na Acadêmicos de Sossego e na direção de bateria de Lins Imperial, Santa Cruz, Cubango e Unidos da Região Oceânica. Já foi jurado em Três Rios e Porto Alegre.
Jorge Oliveira do Nascmento (Xoquito) Ritmista da Vila Isabel, do Salgueiro, Caprichosos de Pilares. Já atuou como diretor de bateria de Arrastão de Cascadura, Tijuca, Unidos do Cabuçú, Lins Imperial, Tradição. Músico formado pela Escola de MúsicVillalobos. Jurado em São Paulo, Três Rios, Paracambi, Guaratinguetá, Nova Friburgo.
Renata Costa Corado Produtora de shows, de jornal, diretora, ritmista. Jurada do quesito bateria em São Paulo, em 2009 e 2010. Jurada do quesito bateria em Magé, em 2013.

HARMONIA
Elza Peixoto
— Diretora de harmonia nas escolas Unidos do Cabuçu, Caprichosos de Pilares, Viradouro e Porto da Pedra. Como jurada, atuou em Vitória, Três Rios, Cabo Frio, Paracambi e POrto Alegre.
Hugo José dos Reis Compositor de vários gêneros, ganhador de vários sambas-enredos:
Acadêmicos de Santa Cruz (1995 e 1996), Império do Morro (2009), Mocidade Independente de Padre Miguel (2010 e 2011). Trabalhou 25 anos como cantor profissional nas noites cariocas. Atua como jurado desde 1985.
Roberto Fumaça Diretor de harmonia das escolas: Imperatriz Leopoldinense, Unidos da Tijuca, Mocidade Independente de Padre Miguel, Acadêmicos de Santa Cruz, Paraíso do Tuiuti, Acadêmicos do Cubango, Viradouro, Unidos de Lucas. Jurado no: Rio de Janeiro, Resende, Três Rios, Nova Iguaçu, Campos.
Elvio Luiz Carneiro Rodrigues Jr
Fonoaudiólogo, formado em música e canto pela escola Villalobos, dança na modalidade street dance, funk, lambaeróbica, samba, forró, xote. Foi composição teatral na Beija-Flor de Nilópolis e Vila Isabel. Participou das comissões de frente da União da Ilha, Império Serrano, Estácio de Sá e Vila Isabel.

SAMBA-ENREDO
José Ademir Campos de Carvalho —
Formado no curso de capacitação de jurados da UERJ, jurado da Associação das escolas de samba do Rio, de Porto Alegre, de Guaratinguetá, de Itaboraí e Nova Friburgo.
Antônio Luis Godinho — Compositor da Coroados de Santa Cruz, fundador e diretor da roda “Samba e Água Fresca” , produtor musical, jurado em Três Rios e Porto Alegre.
Marlúcia Cruz Diretora de harmonia e carnaval da Porto da Pedra, Acadêmicos do Cubango,
coordenação de ensaios técnicos da LIESA-RJ. Jurada em Vitória, Três Rios, Cabo Frio, Paracambi e Porto Alegre.
Thiago Lepletier de Albuquerque Administrador de empresas, compositor, ritmista, diretor de carnaval. Jurado em Guaratinguetá, Nova Friburgo e no Rio de Janeiro.

ENREDO
Jaime Cezário —
arquiteto, carnavalesco, cenógrafo e decorador. Trabalhou como carnavalesco das escolas Engenho da Rainha, São Clemente, Cubango, Porto da Pedra, Mangueira e Rouxinóis, de Uruguaiana.
Sandro Gomes — Professor em qualificação de Carnaval, jurado do Carnaval de Uruguaiana e do Rio.
Luiz Gustavo Leite Bacharel em Biblioteconomia, licenciado em Letras, publicou o livro “Enredo Carnavalesco”. Jurado no Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Niterói, Paracambi e São Paulo.
Adriana Bilate de Carvalho Socióloga, antropóloga, professora coordenadora e preparadora de jurados do quesito enredo. Jurada de São Paulo de 2010 a 2012 e suplente em 2006 e 2007.

FANTASIA
Adagoberto Arruda —
Criador dos figurinos das Caricatas, criador do projeto Artes Cênicas, do cordão literário carnavalesco Armazém do Manuel. É ator, diretor de carnaval, professor de artes cênicas e já foi jurado em Entre Rios e Porto Alegre.
Érica Patrícia Oliveira — Presidente de ala, destaque, passista, harmonia. Tem experiência com corte, costura e confecção de fantasias e adereços. Confeccionou fantasias para Império Serrano, Unidos do Jacarezinho, Arranco e Viradouro. Julgou São Paulo, Porto Alegre e Três Rios.
Geisa Ketti Formada em Jornalismo, Comunicação Social, produtora e coordenadora
cultural. Jurada em Nova Friburgo.
Lucy Pinto Ribeiro Bioquímica, carnavalesca, figurinista, aderecista, formada em música clássica e erudita, bailarina. Jurada em Cabo Frio em 2009, jurada no Rio de Janeiro, em 2010.

EVOLUÇÃO Mary Dana — Graduada em Direito, julgou Nova Friburgo, Vitória, Cabo Frio, Três Rios, São Paulo, Porto Alegre e acesso do Rio.
Leandro Teixeira — Diretor de Carnaval do bloco Butano na Bureta, diretor de harmonia geral nas escolas Porto da Pedra, Viradouro, Tijuca e Cubango. Jurado em Cabo Frio, Porto Alegre e Paracambi.

Neli Martins Dionísio Estilista e modelista, fundadora e vice-presidente da Alegria da Zona Sul,
diretora de harmonia do Império Serrano, Grande Rio, Mangueira e Salgueiro, jurada em Curitiba, Guaratinguetá, Vitória, Nova Friburgo, Cabo Frio, e Rio de Janeiro.
Onésio Meirelles Formado em ciências contábeis e jurídicas, diretor cultural, vice-presidente
administrativo e financeiro da mangueira, diretor de harmonia. Jurado em Nova
Friburgo, jurado em São Paulo em 2013.

ALEGORIAS
Dalva Beltrão —
Professora de Educação Artística, jornalista, assistente de produção da República do Samba, jurada em Nova Friburgo, Porto Alegre e Três Rios.
Jorge Braga Soares — Diretor de harmonia geral na Flor de Magé, trabalhou em barracões como cenógrafo e aderecista de carros. Jurado em Vitória, Porto Alegre e Três Rios.
Hamsés Leocádio Boragina Sila Arquiteto e urbanista, carnavalesco e figurinista, coordenador e formador de jurados de alegoria de São Paulo; jurado em Franca, Jaboticabal, jurado em São Paulo de 2009 a 2012.
Thiago Saldanha Lacerda Formado em História, Direito. Coordenador do prêmio s@mba-net; jurado em Uruguaiana em 2012 e 2013, jurado no Rio de Janeiro em 2011 e 2012.

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRALuiz Carlos Monteiro — Bailarino, ator, coreógrafo e professor de dança afro. Coreógrafo das comissões de frente de Portela, Estácio de Sá, São Clemente e Vila Rica. Jurado em Três Rios e Porto Alegre.
Eduardo Carlos Belo Educador social, mestre-sala da Acadêmicos de Santa Cruz, Beija-Flor de
Nilópolis, São Clemente, Bárbaros de Tóquio, produtor, instrutor e diretor. Jurado em: Guaratinguetá, Nova Friburgo, Niterói, Tóquio (Japão).
Cláudia Barros Professora, coreógrafa e diretora do Estúdio de Danças Cláudia Barros, coreógrafa das escolas: Unidos de Padre Miguel, Cubango, Viradouro, Porto da Pedra. Jurada em São Gonçalo, Niterói, Três Rios e Porto Alegre.
Marlene Costa Caetano Formada em balé afro, assistente de coreografia de Valter Ribeiro, Joãozinho Trinta, coreógrafa do espetáculo Bis Brasil e Brasil a Meia-Noite. Jurada em
Nova Friburgo, Resende, Juiz de Fora, Petrópolis, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro.