Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

25 de fevereiro de 2014

Escola de Música da Ospa lança projeto no Catarse



show_img 
Referência de qualidade no ensino musical no Rio Grande do Sul há mais de quarenta anos, a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) desenvolve suas atividades em um casarão antigo, no centro da capital gaúcha. Desgastes inerentes à ação do tempo no imóvel prejudicam o bom andamento do importante trabalho da instituição, por isso sua direção acaba de lançar o projeto “Sinfonia da Reforma: Escola de Música da Ospa” no Catarse. A ferramenta online de financiamento coletivo permite que pessoas de todo o mundo ajudem a escola a reunir os fundos necessários para recuperar a infraestrutura do prédio. Visite a página do projeto: catarse.me/sinfoniadareforma.
Em troca do apoio, quem colabora com o projeto recebe diferentes recompensas, entre elas, a oportunidade de reger a Ospa em um ensaio, um jantar com os maestros Tiago Flores e Manfredo Schmiedt no Plaza São Rafael, um curso de história da música e um camarote exclusivo para assistir à ópera “Tosca” no Theatro São Pedro em agosto.
Por meio do projeto no Catarse, a instituição tem 60 dias para arrecadar R$ 59.060. Se o valor não for alcançado, infelizmente, a escola fica sem reforma, e os apoiadores recebem seu dinheiro de volta. Por issoquem acredita no poder transformador da formação musical precisa colaborar: com dinheiro ou ajudando a divulgar a ideia.
Se o valor for integralmente arrecadado, o casarão da Escola de Música da Ospa passa pela reforma, que consiste em: refazer a rede elétrica; instalar sistema de climatização; pintar o imóvel; instalar sistema de segurança e transformar a garagem em sala de aula.
Sobre a Escola de Música da Ospa
Fundada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Oferece formação musical gratuita, tendo como público-alvo crianças e jovens de 8 a 24 anos. Trata-se da única escola voltada para a formação de músicos de orquestra no estado,oferecendo a estudantes de baixa renda a oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior.
Hoje a instituição atende 200 alunos, com aulas de diferentes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba e percussão sinfônica. Os estudantes também cursam disciplinas de Teoria e Percepção e Prática de Orquestra.
Novo edital para seleção de alunos será lançado ainda no mês de março. Os interessados devem acompanhar as notícias no site www.ospa.org.br.
 A escola fica na Avenida Desembargador André da Rocha, 50, no Centro de Porto Alegre-RS. Contato: 3228-6737 ouescolademusica.ospa@gmail.com.

Texto: Asscom OSPA
Edição: Asscom Sedac