Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

25 de fevereiro de 2014

As regras do Carnaval 2014 de Porto Alegre


VIA  BATICUMBUM
 
Que comece a folia! - Foto: Luciano Lanes, PMPA



Às vésperas da arrancada dos desfiles oficiais do Carnaval de 2014, disponibilizamos aqui os regulamentos que regerão a grande disputa. A novidade é que este ano há dois documentos, um da Liespa e um da Aecpars, devidamente validados.

Embora no ano passado já houvesse duas entidades representativas, o regulamento aprovado era anterior à criação da Liespa, o que provocou a necessidade de se buscar um consenso sobre a formação dos grupos somente depois da apuração (entenda melhor aqui).


Pois bem, para este ano está tudo regulamento e não haverá dúvida:

Regulamento do Carnaval 2014 Regulamento do Carnaval - AECPARS
Clique nas imagens para ler

O ascenso e o descenso, por exemplo, ficaram assim pelos regulamentos:
* Neste Carnaval, especialmente, haverá o descenso de duas das 11 escolas do Grupo Especial e ascenso de apenas uma do Intermediário A, para que a primeira categoria volte a ter 10 entidades.
* O Grupo A, hoje com sete, vai rebaixar duas escolas para o Acesso, de onde receberá apenas uma. Haverá, ainda, desclassificação da última colocada do Grupo de Acesso. Com isso, ambos os grupos passarão a ter seis entidades.

Para 2015, tudo estará reequilibrado e o ascenso e descenso será de uma escola em cada grupo. Melhor é ler tudo nos regulamentos, onde também está explicitado o novo modelo de julgamento do Grupo Especial, com quatro jurados e o descarte de uma nota.