Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

18 de dezembro de 2013

Prefeitura oficializa implantação do 1º Polo de Economia Criativa

Foto: Anselmo Cunha/PMPA
Parceria com o IPA visa a estimular o empreendedorismo na Capital
Parceria com o IPA visa a estimular o empreendedorismo na Capital
A Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa) celebrou na manhã desta quarta-feira, 18, importante parceria com o Centro Universitário Metodista (IPA) para oficializar a instalação do primeiro Polo de Economia Criativa – Tecendo Ideias, no 4º Distrito da Capital. Meta contratualizada desta gestão, o Projeto tem objetivos bem focados na promoção do desenvolvimento local sustentável e inclusão social. As atividades serão desenvolvidas através de seleção de propostas nos segmentos da Economia Criativa, alavancando ideias e empreendedorismo, em um processo de pré-incubação, formação e capacitação técnica dos atores vinculados aos arranjos produtivos locais e qualificação profissional. O IPA disponibilizará uma área de 100m2 para a instalação do Polo de Economia Criativa, no 4° Distrito, Unidade DC Navegantes.
O Projeto ”Tecendo Ideias” constitui-se num instrumento de inovação e gestão. Através dele, o município de Porto Alegre almeja aproximar da administração pública o setor empresarial, o meio acadêmico e a sociedade em geral, para que todos em interação conjunta, através de suas ideias e projetos, possam contribuir para a melhoria de vida em nossa cidade, geração de renda, riqueza, trabalho e inclusão social, com foco no entorno e o impacto social a ser gerado, contribuindo de forma direta na qualidade de vida e nas mudanças sociais.
O vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, participou da cerimônia de implantação do Polo e destacou a importância da articulação do projeto com o movimento de revitalização e fortalecimento do 4º Distrito da cidade. “Temos 83 bairros em Porto Alegre, e o bairro do 4º Distrito é especialíssimo, está a cinco minutos do Centro Histórico, ao lado do aeroporto e próximo da saída da cidade. Este bairro tem uma centralidade extraordinária e uma capacidade enorme de crescimento”, reflete Melo, destacando que outras regiões da cidade também estão progredindo, gerando inovação, grandes investimentos tecnológicos e moderna infraestrutura, como a Orla do Guaíba e o Cais do Porto, que vão fazer da Capital um cidade com mais qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.
De acordo com o reitor do Centro Universitário Metodista, Roberto Pontes da Fonseca, a consolidação desta parceria com a Prefeitura de Porto Alegre é uma grande alegria e mais um desafio para a universidade, que tem como missão transformar a vida de pessoas e proporcionar novas oportunidades de crescimento, aprendizado e educação.
Para a secretária de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre, Deborah Villela, a criação inédita do Polo tem como um de seus objetivos capacitar empreendedores da área da Moda, Design e Arquitetura, entre outras atividades, para gerar mais riqueza e capital intelectual ao município. “O Polo visa a promover o desenvolvimento econômico, social e cultural como um piloto para a formação de uma rede de Economia Criativa na região, incentivando geração de emprego e renda”, destaca Deborah.
Participaram da cerimônia autoridades municipais, políticos, empresários, professores e representantes de mais de 37 entidades da sociedade civil que já estão engajados no Comitê Municipal de Economia Criativa, recentemente instituído, por Decreto Municipal.

Unidade IPA – DC Navegantes
O Centro Universitário IPA com 90 anos de tradição educacional no Município de Porto Alegre, oferece atualmente 24 cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento, em quatro unidades acadêmicas. A Unidade DC Navegantes, localizada na região do 4° Distrito, com atuação de mais de 10 anos, abriga hoje mais de 800 alunos, e oferece os cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Design de Moda, além dos cursos Tecnólogos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Design de Interiores.
A sua infraestrutura contempla salas de aula, auditório, biblioteca, sala multimídia, laboratórios especializados, acesso à internet, área de convivência e uma área de 100m2 para a instalação do Polo de Economia Criativa, no 4° Distrito, Unidade DC Navegantes.



/tecnologia
Texto de: Mariana Kruse
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.