Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

6 de dezembro de 2013

Etnia Guarani conhece projeto de unidade de conservação

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), por meio das equipes de Unidades de Conservação e Fauna Silvestre, reuniu-se nesta quinta-feira, 5, com o cacique Cirilo e o vice-cacique Jerônimo, da etnia Gurani, da Lomba do Pinheiro, para tratar da criação da da unidade de conservação no Morro São Pedro. Esta reunião faz parte do processo de consulta aos povos indígenas, conforme resolução 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT 169). As consultas são necessárias no processo de criação de UCs. A reunião foi acompanhada por técnicos da Secretaria de Desenvolimento Rural e Meio Ambiente (Desma), Núcleo de Estudos em Desenvovimento Rural Sustentável e Mata Atlântica.
 
Em 03 de setembro, foi realizada Audiência Pública, com a participação de mais de 200 pessoas, na sede do Clube Lajeado (Avenida Edgar Pires de Castro, 9316).
 
 
Unidades de Conservação - A Smam está propondo a criação de uma unidade de conservação na zona Sul de Porto Alegre, sendo uma Área de Proteção Ambiental (APA), o Cinturão Verde, abrangendo mais de 5 mil hectares e, dentro desta, um Refúgio da Vida Silvestre. 
 
Unidade de Conservação da Natureza é o nome geral dado às áreas protegidas criadas pelo Poder Público. Elas podem ser de Uso Sustentável e de Proteção Integral. As de Uso Sustentável permitem a exploração do ambiente de forma sustentável, ou seja, as pessoas não serão desapropriadas nem proibidas de utilizar suas terras. 


/indios /meio_ambiente
Texto de: Aline Czarnobay
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.